Evento do Senai-MT discutirá perspectivas do segmento mineral

Notícias Gerais

Com foco no debate sobre o segmento mineral do Estado e suas perspectivas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e o Sindicato das Indústrias Extrativas de Minérios do Estado de Mato Grosso (Sindiminério) realizam nesta terça-feira (27/11) o 1º Encontro de Mineração de Mato Grosso. O evento será em Várzea Grande, das 8h às 17h30, e é destinado a industriais e profissionais que atuam no setor. A programação conta com palestrantes especialistas na área, que apresentarão temas referentes à importância do investimento em produção tecnológica e em recursos humanos para o desenvolvimento do segmento mineral.

A primeira palestra será às 8h, com o superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em Mato Grosso, José da Silva Luz, que irá abordar o tema O setor mineral no Estado e suas perspectivas, apresentando dados estatísticos sobre o segmento. Na sequência, às 9h30, começa a exposição do assunto ‘Segurança no Trabalho com base na NR-12 / Máquinas e Equipamentos’, feita pelo engenheiro mecânico do Senai-MT Everton Tarouco. Na ocasião, o técnico irá explicar ao público sobre a importância da nova norma, bem como mostrará os riscos e penalidades referentes aos acidentes em equipamentos e máquinas.

Ainda pela manhã, às 11h, o evento terá a palestra ‘Gestão de Risco’, às 11h, ministrada por Rômulo Nogueira de Arruda, advogado especialista em Direito Ambiental. Aqui, o tema será tratado como ferramenta para otimização de lucros e prevenção de prejuízos, além de haver breve explanação sobre a ISO 31000. Às 14h, ocorre a apresentação de Sérgio Lessa, representante da empresa Eutectic e especialista em soldagem industrial, que falará sobre ‘Soldagem de manutenção – preventivo e corretivo’, cujo objetivo é mostrar a importância da manutenção correta dos equipamentos nos processos industriais, evitando desgaste e quebra de peças.

A última palestra será às 16h, cujo tema ‘Eficiência Energética na Mineração’ será abordado pelo professor Guilherme Fillipo, do Departamento de Energia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Na ocasião, o acadêmico apresentará um panorama do consumo de energia no setor de mineração brasileiro, com comparação dos custos de eletricidade e do óleo diesel no Brasil e no exterior. Ele também falará sobre a ISO 50001, que trata dos sistemas de gestão da energia.

Fonte: Expresso MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *