qui, 22/11/2007 – 11:27
A Oficina técnica do APL de Gemas, Jóias e Artesanato Mineral da Região de Cristalina – Goiás foi realizada nos dias 19 e 20 de novembro de 2007. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Cristalina e em parceira com a Câmara de Vereadores, e contou com a presença deautoridades locais e representantes do Ministério de Integração Nacional – MI, Ministério de Minas e Energia – MME e Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT, Secretaria de Indústria e Comércio do Estado de Goiás – SIC/GO, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás – SECTEC/GO, Fundo de Fomento à Mineração – FUNMINERAL, além de empresários, artesãos, garimpeiros, lapidadores e demais atores locais da cadeia produtiva do segmento de gemas/garimpo, jóias e artesanato mineral.
A oficina teve como objetivos despertar e sensibilizar os atores locais e parceiros institucionais visando o fortalecimento dos elos do Arranjo Produtivo Local, realizar um nivelamento da ações e atividades a serem desenvolvidas, confeccionar uma agenda pró-ativa das atividades previstas, potencializar a estruturação e organização do APL, além de promover a criação de um Conselho Gestor Provisório e a designação de seus membros.
A solenidade de abertura da Oficina técnica do APL de Gemas, Jóias e Artesanato Mineral da Região de Cristalina – Goiás contou com a presença das autoridades e representantes de diversas instituições federais, estaduais e municipal e da atividade privada.
Durante a oficina foram apresentadas diversas palestras e ao final ocorreu um mesa redondas onde foram discutidas questões diversas sobre os problemas e dificuldades enfretadas pelos agentes e atores de diferentes elos da cadeia produtiva local. Foram levantados e identificados problemas como o elevado grau de informalidade nos garimpos da região, abrangendo desde a ausência de requirementos legais para a exploração mineral (portarias de lavras garimpeiras – PLG), irregularidades nas delimitações de áreas requiridas até relações conflituosas de disputas de áreas com garimpeiros e agricultores locais.
Constatou-se a urgentíssima necessidade de realização de uma compilação dos estudos geológicos já existentes assim como viabilizar o levantamento em detalhe do potencial geológico da região, estudo esse fundamental para criar melhores condições para realização de um planejamento para as atividades do APL em médio e longo prazo, visando também a recuperação de áreas ambientalmente degradadas (passivos ambientais) e sobre melhorias nos procedimentos para a extração mineral ambientalmente sustentável também foram elencadas como de fundamental relevância dentre as metas almejadas.
Verificou-se a dificuldade de acesso a linhas de créditos por parte dos empreendedore locais, abrangendo desde linhas para a aquisição de máquinas e equipamentos, capital de giro, dentre outras.
A Cooperativa dos Garimpeiros, Artesãos e Mineradores de Cristalina constitui-se em um importante vetor de agregação para alavancagem da formalização trabalhista, mineral e ambiental no APL de Gemas Jóias e Artesanato Mineral da região de Cristalina. A Cooperativa reúne cerca de 250 cooperados de uma estima de aproximadamente 4.000 garimpeiros e 500 artesãos que realizam atividades relacionadas a cadeia produtiva na região. Existe, também, a preocupação com as questões relativas a segurança, saúde e higienização das condições e ambiente de trabalho desses cidadãos.
Os agentes locais ainda manifestaram a necessidade de realização de um estudo prospectivo de mercado, objetivando o acesso a novos mercados internos e externos, diversificação do portfólio de produtos, dentre outros, de forma a auxiliar os produtores locais a obterem subsídios e informações para agregarem maior de valor às jóias e artesanatos minerais manufaturados na região.
por: Mariano Laio
Colaborador da RedeAPLmineral
Fonte: RedeAPLmineral