Indicadores de Base Mineral

Acesso a informação Dados indicadores Notícias

PLATAFORMAS DE BUSINESS INTELLIGENCE (BI) COM INDICADORES DE BASE MINERAL

Painéis interativos com dados econômicos do Setor Mineral desenvolvidos pela ANM

A Agência Nacional de Mineração (ANM) desenvolveu com ferramentas de Business Intelligence (BI), quatro painéis (ou dashboards) permitem a qualquer usuário navegar de forma flexível pelas informações disponíveis, possibilitando cruzamentos de dados de acordo com as necessidades de pesquisa e apresentam o avanço tecnológico na gestão de dados e informações sobre o setor mineral.

OBSERVATÓRIO DA CFEM

No Observatório da CFEM, é possível acompanhar em tempo real a arrecadação e distribuição da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), royalty da mineração. Esse sistema contribui para melhorar a governança do ambiente regulatório e serve como ferramenta de gestão aos municípios, que poderão acompanhar o recolhimento feito pelas empresas.

Painel do Observatório da CFEM:

ANUÁRIO MINERAL BRASILEIRO INTERATIVO

Anuário Mineral Brasileiro Interativo contém as principais estatísticas do Setor Mineral, produzidas a partir de dados oficiais obtidos no Relatório Anual de Lavra (RAL) e na Declaração de Investimento em Pesquisa Mineral (DIPEM), tais como, valor da produção mineral, produção (bruta, beneficiada e água mineral), investimentos em pesquisa mineral, arrecadação de CFEM, além do quantitativo de minas, captações, usinas e complexos de água mineral.

Painel do Anuário Mineral Brasileiro Interativo:

MATRIZ DE RELACIONAMENTOS E

Matriz de Relacionamentos de Classificações de Produtos e de Atividades Econômicas apresenta nova metodologia desenvolvida pela ANM que permite ao usuário selecionar produtos, serviços industriais e atividades econômicas pertinentes ao Setor Mineral. Possibilita ao usuário identificar a relação existente entre substâncias minerais e classificações tais como a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). A matriz define correspondências entre 15 diferentes classificações (5 internacionais e 10 nacionais), todas elas utilizadas em diversas pesquisas e bases de dados nacionais e estrangeiras.

Painel da Matriz de Relacionamentos de Classificações de Produtos e Atividades Econômicas:

COMÉRCIO EXTERIOR MINERAL (COMEXMIN)

Comércio Exterior Mineral (ComexMin) fornece aos usuários dados estatísticos atuais e séries históricas sobre o comércio exterior do Setor Mineral Brasileiro (Indústria Extrativa Mineral e Indústria de Transformação Mineral). Por meio da aplicação da metodologia elaborada na Matriz de Relacionamentos de Classificações de Produtos e de Atividades Econômicas, o usuário pode observar, sob diferentes óticas de análise, as exportações e as importações de até 70 substâncias minerais individualizadas, assim como, suas respectivas cadeias produtivas.

Painel do Comércio Exterior Mineral (ComexMin):

Plataforma tecnológica do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM)

Plataforma de Suporte ao Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M)

A Plataforma de Suporte ao Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M) foi concebida e implementada por uma equipe de especialistas da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). O processo de concepção e implementação da P3M conta com o apoio e participação da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Mineração (ANM)

Plataforma de Suporte ao Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *