Cachoeiro de Itapemirim está marcando presença na edição da Vitória Stone Fair, mais conhecida como Feira do Mármore e Granito. O estande é um ponto de encontro para a divulgação da Cachoeiro Stone Fair, que acontece em agosto, e mostrar aos empresários as ações desenvolvidas para empreendimentos do setor de rochas ornamentais.
A feira de Vitória é realizada de terça (23) a sexta-feira (26), no Pavilhão de Exposições de Carapina, localizado na Serra, das 13h às 20h, com entrada até às 18h. Os organizadores esperam superar os números de visitantes da edição anterior, realizada em 2009, quando receberam mais de 20 mil pessoas de 66 diferentes países.
A Vitória Stone Fair é considerada um importante encontro de negócios no calendário mundial. São cerca de 370 expositores dos principais estados brasileiros e de países como Espanha, Itália, Portugal, Turquia, Egito, Paquistão, Índia e China.
“Essa é uma grande oportunidade de alavancar e consolidar parcerias em busca de fortalecer o setor, mas também para Cachoeiro mostrar sua potencialidade neste setor. Nosso município não é apenas forte na extração do mineral, mas também na produção de insumos. O setor de produção de máquinas para o beneficiamento de rochas tem crescido bastante por aqui e é isso que queremos mostrar em Vitória. Queremos que cada vez mais investidores se interessem por Cachoeiro de Itapemirim”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.
Aposta do setor é a construção civil nacional
Após a feira de Vitória a grande expectativa é para a realização da Cachoeiro Stone Fair. Em 2009, o evento atraiu 18 mil visitantes que circularam pelos três pavilhões e a área externa que sempre é reservada para máquinas. A crise que afetou o mercado externo, mais precisamente os Estados Unidos, fez com que o setor criasse alternativas para manter-se aquecido e uma das ações foi o fortalecimento do mercado interno principalmente na construção civil.
O Arranjo Produtivo Local do setor de rochas ornamentais de Cachoeiro impressiona por seus números e pela contribuição que todo esse complexo industrial instalado na cidade traz para o desenvolvimento da região Sul. O setor é responsável pela movimentação de 70% da economia local, com a geração de emprego, renda e riquezas.
Outro atrativo destacado pelo setor é o turismo de negócios, com a Rota do Mármore e Granito, que incluem pacotes para visitação às indústrias e pedreiras da região sul e o norte do Espírito Santo. O visitante tem a oportunidade de conhecer o pólo produtor de granito de Nova Venécia e virem a Cachoeiro, e ver de perto as indústrias de beneficiamento e extração, principalmente do mármore branco.
Fonte: Folha do ES