Coordenadores e gestores de projetos da construção civil das unidades do Sebrae em todo o país estão reunidos nesta segunda-feira (21), em Brasília. Eles vão debater e traçar estratégias de atuação junto à cadeia produtiva do setor frente às oportunidades de mercado. A ação também engloba os segmentos oleiro cerâmico, pedras e rochas ornamentais. O evento segue até esta terça-feira (22).
“É a hora de centrarmos esforços para que os micro e pequenos negócios aproveitem as chances que estão surgindo para a construção civil”, diz a gerente de Atendimento Coletivo de Indústria, Kelly Sanches. Para ela, o setor vive um bom momento de mercado em decorrência dos grandes investimentos exigidos pelos eventos mundiais que serão realizados no Brasil, como a Copa FIFA 2014.
O coordenador da Carteira de Construção Civil no Sebrae, Alexandre Ambrosini, reforça a ideia de que “o aquecimento da economia demanda muito da construção civil e as micro e pequenas empresas precisam aproveitar esse momento”. Ele cita produtos que podem ser oferecidos pelos pequenos negócios como portas e rodapés; ou também itens que podem ser negociados com fornecedores de gesso, como cerâmica, mármore e granito.
Além da atuação do Sebrae, também estão em debate oportunidades geradas pelo governo federal como o Programa Brasil Maior – nova política industrial lançada em agosto deste ano –, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Habitação e os investimentos em grandes eventos, como o mundial de 2014. Devem ser discutidas também novas formas de ampliar a participação de empreendedores individuais – pedreiros, carpinteiros e eletricistas – na construção civil.
Estão previstos ainda painéis sobre políticas públicas para Arranjos Produtivos Locais (ALI) de base mineral, inovação e sustentabilidade e mercado e encadeamento produtivo. Na terça-feira, as informações serão consolidadas e serão traçadas as linhas básicas da nova estratégia de atuação do Sebrae no setor.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Por Dilma Tavares
Fonte: SEBRAE