Telecentros receberão R$ 165 milhões do governo

Notícias Gerais

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (24/2) a implantação em todo o País de 3 mil novos telecentros e a reformulação dos já existentes. Serão utilizados para o projeto 165 milhões de reais, em recursos orçamentários dos Ministérios das Comunicações, Ciência e Tecnologia e Planejamento, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo.

Diante do cenário previsto pelo governo, dos 5,6 mil telecentros existentes, 80% terão uma conexão à internet de melhor qualidade, 20% terão novas máquinas, e 4,4 mil passarão a contar com o trabalho de monitores.

Cerca de 64,35 milhões de reais serão utilizados na compra de móveis e equipamentos, além dos computadores; 26,4 milhões para a conexão à internet; 57 milhões servirão para arcar com a bolsa dos 8.600 monitores; e os 10% restantes, serão para o acompanhamento e gerenciamento do programa.

De acordo com o coordenador do programa de inclusão digital do governo, Cezar Alvarez, a distribuição dos equipamentos começará em 90 dias e o objetivo é atingir a marca de 14 mil telecentros em operação.

Chamada pública
O governo oferecerá também nesta quarta-feira (24/2) a chamada pública que irá escolher as empresas interessadas em apresentar propostas. O prazo para essa apresentação será de 60 dias, após esse período o governo terá 30 dias para julgar as propostas.

Entidades públicas sem fins lucrativos, organizações não-governamentais (ONGs), prefeituras e associações de bairro poderão se candidatar à seleção do programa de telecentros.

Fonte: Computer world

MAIS INFORMAÇÔES:

Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR

O programa Telecentros.BR pretende ajudar na implantação de novos telecentros e fortalecer unidades já existentes no país.

O Programa é resultado de um esforço do Governo Federal, sob orientação da Presidência da República, de coordenação do apoio aos espaços públicos e comunitários de inclusão digital. O apoio será em conexão, computadores, bolsas de auxílio financeiro a jovens monitores, e formação de monitores bolsistas e não-bolsistas que atuem nos telecentros. O objetivo é oferecer condições ao aperfeiçoamento da qualidade e à continuidade das iniciativas em curso, assim como à instalação de novos espaços.

São responsáveis diretos pela coordenação do projeto os Ministérios das Comunicações, da Ciência e Tecnologia e do Planejamento, sendo este último o responsável pela coordenação executiva.

Foi publicado em 24/02/2010 no Diário Oficial da União o Aviso de Seleção Pública de Parcerias MP/MCT/MC Nº 1/2010 referente ao Programa, edital que contém os procedimentos e regras para apresentação de propostas de adesão. Encontra-se aberto o período de inscrições, com prazo até 26/03/2010 para envio eletrônico da proposta.

A concepção, diretrizes e o texto do edital são resultados de um processo de ampla discussão, incluindo consulta pública, realizada de 29/04 a 10/06/09, em que o conjunto de documentos relativos ao Programa esteve disponível para contribuições; chat (conversação em tempo real na Internet) no dia 14 de maio; e audiência pública no dia 19 de maio, em Brasília, com transmissão por videoconferência a 28 localidades.

No dia 28 de outubro, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto Nº 6.991, de 27 de outubro de 2009, que institui o Programa, no âmbito da política de inclusão digital do Governo Federal. No dia 4 de janeiro de 2010, foi publicado no Diário Oficial da União a Portaria Interministerial Nº535/MP/MCT/MC, de 31 de dezembro de 2009, que resolve as regras operacionais, diretrizes e normas para a execução do Programa,no âmbito da política de inclusão digital do Governo Federal.

O procedimento para adesão de entidades proponentes ao Programa e de solicitação dos recursos oferecidos para os telecentros está descrito no aviso de seleção pública de seleção, disponível para download AQUI.

Fonte: Inclusão Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *