Marmoraria escola é lançada na Vitória Stone Fair

Notícias Gerais

Um protocolo de intenções firmado durante a solenidade de abertura da Feira Internacional do Mármore e Granito (Vitória Stone Fair) prevê a implantação de uma Marmoraria Escola em Cachoeiro de Itapemirim. A escola será implantada na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) daquele município e o objetivo é qualificar trabalhadores para o setor de rochas ornamentais, formando acabadores de mármore e granito.

Assinaram o documento os representantes do Senai-ES, Robson Cardoso, Instituto Federal de Educação (Ifes-ES), Dênio Rabello Arantes, Ifes-Cachoeiro de Itapemirim, Mário Jorge Zuany, e o presidente do Sindicato da Indústria de Rochas, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Emic Costa. A idéia nasceu depois de uma viagem que a equipe executiva do Senai, Sindirochas e Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) fizeram a Verona, na Itália, onde conheceram projeto semelhante.

Presente à solenidade de abertura da Vitória Stone Fair, o governador Paulo Hartung elogiou a iniciativa. “O projeto da Marmoraria Escola aponta um futuro de qualificação e agregação de valor à cadeia de rochas ornamentais”, destacou o governador. Hartung lembrou que os dois últimos anos foram de desafios para o setor de rochas ornamentais, mas o setor está aprendendo com as adversidades e a feira deste ano demonstra que o momento é de retomada.

O representante do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira da Costa Junior, que também participou da abertura da feira, destacou que o evento coloca o Brasil na vanguarda do segmento de rochas ornamentais, mostrando que o país pode ser líder no segmento e gerar muito desenvolvimento. O diretor geral adjunto do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), João César de Freitas, salientou que por estar ligado aos segmentos de construção civil e infraestrutura, o setor de rochas é fundamental para o desenvolvimento do país. Ele falou ainda que o DNPM será transformado em agência reguladora do setor a partir do novo Marco Regulatório da Mineração Brasileira, em fase de discussão.

O presidente do Sindirochas, Emic Costa, disse na abertura da Vitória Stone Fair que o setor está saindo de um cenário de crise, em que teve que adequar planejamento estratégico e rever investimentos, “mas está passando por um momento de depuração, crescimento e amadurecimento”. Ele citou a participação do setor na economia Espírito Santo, respondendo por aproximadamente 7% do PIB estadual e por cerca de 120 mil empregos diretos e indiretos.

Com 370 expositores, a Vitória Stone Fair prossegue nesta quarta-feira (24/2), com o debate de um dos principais temas do evento: o novo marco regulatório da mineração brasileira. O assunto será o tema de um painel que acontece a partir das 14 horas, no auditório do evento, com a participação de representantes do DNPM e da Comissão Especial de Mineração da Confederação Nacional da Indústria (DNPM). O objetivo dos empresários do setor é conhecer e discutir o que o novo marco regulatório prevê para o segmento de rochas ornamentais.

Serviço:
Vitória Stone Fair 2010
Local: Pavilhão de Carapina, Serra – ES
Data: 23 a 26 de fevereiro de 2010
Horário de visitação: 13 às 20 horas, com acesso liberado até as 18 horas

Fonte: ES Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *