Registros de jazidas disparam no CE

Notícias Gerais

seg, 03/03/2008 – 13:15

Nos últimos anos, o preço dos minerais vem subindo no mundo todo. Isso tem provocado um maior número de requerimentos para pesquisa em nível global. As solicitações de registro de minas no Ceará têm crescido acima da média nacional. De 2002 a 2007, os pedidos aumentaram em 962% no Estado, enquanto no Brasil o acréscimo foi de 408% no mesmo período. Em 2008, já foram 146 registros no Estado.

Segundo o geólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Ricardo Sena, a mineração no Ceará está voltada para produção de minerais não-metálicos, destacando-se os segmentos de calcário para cimento, tintas, óxidos e corretivos de solos; rochas ornamentais e de revestimento, gipsita, entre outros. Ele destaca que, ultimamente, há um incremento bastante acentuado nos requerimentos de pesquisa para minerais metálicos – minério de ferro, níquel, cobre, ouro e platina.

Conforme o geólogo, as pesquisas duram, em média, três anos, e apenas de 15% a 20% chegam à fase de lavra. “Sem dúvida os minerais metálicos têm valor econômico bem maior. Se confirmadas as pesquisas, poderemos ter um impacto positivo na economia cearense num futuro próximo”, projetou ele, sobre o recente aumento dos requerimentos.

A maioria dos pedidos, de 2005 a 2008, foi para minas situadas nos municípios de Tauá (196 registros), Pedra Branca (162) e Sobral (132). De acordo com Sena, em Tauá, há mais requerimentos para ferro e cobre. Em Pedra Branca, as pesquisas são para platinóides e níquel e, em Sobral, para ferro. “Esses municípios apresentam geologia favorável a esses minerais, necessitando, no entanto, que as reservas dessas substâncias sejam suficientes para justificarem um empreendimento de extração e beneficiamento do minério”, explicou.

Em 2008, até agora, a maior quantidade de registros foi no município de Tianguá (38).

Mais informações:
Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), 10º Distrito, (85) 3261.1677
Falar com qualquer geólogo ou engenheiro de minas

Ícaro Joathan
Especial para o Regional

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *