Na terça-feira (18 de agosto), aconteceu o 3º Webinar Diálogos como o Setor Mineral, mediado pelo pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência de Tecnologia (Ibict) Roosevelt Tomé Silva Filho. O evento, que teve como tema “Soluções ambientais para a sustentabilidade da Matriz Energética dos APL de Base Mineral” foi transmitido ao vivo no canal de eventos do Sebrae Pernambuco no YouTube.
Além de Roosevelt, que atua como bolsista no projeto de Arranjos Produtivos Locais (APL) dentro da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Negócios (COTEA), participaram do encontro Ceissa Campos Costa, presidente do Sindicato da Indústria do Gesso (SINDUSGESSO), Marcos Antonio Drumond, pesquisador da EMBRAPA e professor do curso de pós-graduação em Engenharia Florestal da UFCG, Mauricio Henriques Jr., do Laboratório de Gás & Energia do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTIC) e João Neto, da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer).
Os participantes discutiram questões como reflorestamento, eficiência e floresta energética, Avaliação do Ciclo de Vida e manejo florestal, entre outros temas. Foram apresentados ainda problemas e soluções no caso da produção mineral, em especial nas regiões semiáridas.
Outro aspecto levantando foi a qualificação da mão de obra de profissionais que atuam na área, item que também precisa ser discutido quando se fala em mudanças na matriz. Para Roosevelt, o webinar promoveu uma reflexão sobre os encaminhamentos a serem feitos para a rede APL Mineral, não apenas para o polo gesseiro, mas para toda a rede.
O evento faz parte de uma série de encontros virtuais promovidos pelo Comitê Técnico RedeAPLmineral, que subsidiarão a realização do XVII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, tendo como assunto central “Os impactos e as oportunidades para o setor mineral em tempos de Covid”.
Clique aqui para assistir ao conteúdo completo.
Lucas Guedes
Núcleo de Comunicação Social do Ibict