O X Seminário Nacional de Arranjos Produtivos de Base Mineral e VII Encontro Nacional da RedeAPLmineral, que acontecerá em Vitória entre os dias 5 e 7 de novembro, promoverá visitas técnicas as empresas que compõe os APL de Rochas Ornamentais e Cerâmica Vermelha. Os interessados em participar devem solicitar a visita durante a inscrição.
No último dia do evento (07) a Comissão Organizadora colocará a disposição dos participantes conduções para encaminhá-los às indústrias de cerâmica, no município de João Neiva, e de rochas ornamentais, em Serra.
Uma das empresas que receberá os participantes do evento é a Cerâmica Argil. Ela está no mercado capixaba há 16 anos, conta com 50 funcionários e atende cerca de 20 municípios no Espírito Santo.
Edinilson Caniçali, proprietário e atual presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica do Estado do Espírito Santo (Sindicer) diz que na visita técnica os participantes vão conhecer todo o processo para a produção da cerâmica vermelha, como a preparação da argila, a formatação, secagem e queima do produto.
“Visitas como essa são muito importantes para que as pessoas possam conhecer o setor e descobrir que o trabalho não é mais manual, como muitos imaginam. Fazemos uso cada vez mais de tecnologias”, ressalta Caniçali.
A Cerâmica Argil possui hoje uma produção voltada para o mercado interno, com a fabricação de um milhão de peças de blocos de cerâmica por mês. A expectativa da empresa é incluir a produção tijolos maciços e rústicos e ganhar novos mercados em 2014.
Outra empresa que receberá os convidados do encontro na quinta feira (07) será a Granitos Zucchi, do município da Serra, região metropolitana de Vitória. No cenário capixaba desde 1994, a indústria possui, atualmente, uma produção de 100 mil m² mês, com 70% da sua produção voltada para o mercado externo.
Os participantes do evento que visitarão a indústria de rochas ornamentais poderão conhecer todo o processo de corte de chapas, tratamento de superfície – polimento, além dos processos automatizados e tecnológicos que a empresa dispõe. A diversidade de granitos clássicos e exóticos, que são diferenciais de exportação do mercado brasileiro, também serão expostos para os visitantes.
O diretor da Granitos Zucchi, Jonas Zucchi, analisa o setor de rochas ornamentais de forma positiva. “Os investimentos nos últimos dois anos foram altos. Por isso temos boas perspectiva para os próximos anos. Esperamos um crescimento nas exportações e ganhar mais espaço no mercado nacional.” Zucchi também vê o evento como uma oportunidade, pois une esforços do Governo e iniciativa privada para mostrar os potenciais do Brasil.
Segundo o gerente da unidade de atendimento coletivo à indústria do Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas), Eduardo Simões, o apoio a encontros de APL de base mineral é fundamental para o desenvolvimento de discussões econômicas e ambientais. Simões acrescenta “A valorização da mão de obra, o aperfeiçoamento das empresas e o aumento nas receitas que envolvem os arranjos produtivos, com certeza, são motivos que incentivam o Sebrae a apoiar o evento.”.
Serviço:
X Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e VII Encontro RedeAPLmineral
Cerimônia de abertura
Data: 05 de novembro de 2013
Horário: 19h – 20h30
Local: Auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) – Av. Nossa Senhora da Penha, 2.053, Santa Lúcia, Vitória – ES.
Data: 06 e 07 de novembro de 2013
Local: Sesi Jardim da Penha – Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha, Vitória – ES
Visitas técnicas
Inscrições: www.seminarioredeaplmineral.com.br
Assessoria de Comunicação/Sedes
Vagner Bissoli
Tel: (27) 3636-9708 / 9942-1137
carlos.bissoli@sedes.es.gov