A RedeAPLmineral realizou, de 12 a 14 de agosto, no município de Morro da Fumaça(SC) e região, uma visita técnica aos APLs de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça organizados pelo Sindicer/Coopemi. A ação foi permeada por uma serie de atividades, entre elas: visita a áreas de extração; a indústrias fabricantes de cerâmica da região; ao Instituto Maximiliano Gaidzinski, que forma profissionais para o mercado ceramista e a Oficina de Capacitação e Disseminação da Boa Informação em APLs de Base Mineral.
A Rede representada pelo diretor do Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral da SGM/MME, Elzivir Guerra e pela secretária executiva, Renata Rodrigues, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), foi recebida pelo presidente do Sndicer/Coopemi, Sérgio Pagnan, que acompanhou todas as atividades realizadas.
Sérgio apresentou aos representantes da Rede a estrutura da sede do Sindicer/Coopemi, que conta com as representações do Sindicato e da Cooperativa, Laboratório de Cerâmica Vermelha, que fica a disposição das 165 empresas conveniadas e a Escola de cerâmica artesanal Olaria das Artes, que oferece cursos gratuitos de técnicas artesanais para comunidade.
Na Oficina, Renata falou ao publico presente do trabalho da RedeAPLmineral e explicou como a Rede e o Sindicer/Coopemi podem trabalhar conjuntamente. “A Rede é responsável pela divulgação e disseminação da boa informação na cadeia produtiva do setor mineral. No portal o usuário tem acesso a notícias, biblioteca especializada, glossário do setor e melhores práticas no setor de mineração. Além de servir como uma fonte de informação para todos aqui presentes, também serve como um canal de divulgação, já que sugestões e informações vindas de vocês podem ser divulgadas no portal.”
Elzivir deu continuidade a Oficina apresentando o Comitê Temático de APLs de Base Mineral, que tem por objetivo planejar, estruturar e integrar as ações das diversas instituições que apóiam o desenvolvimento da cadeia produtiva dos seguintes segmentos do setor mineral, organizados em APLs. Ele também falou do cenário encontrado na região. “É satisfatório ver de perto o trabalho realizado pelo Sindicer/Coopemi e o investimento dos envolvidos no setor com as áreas de tecnologia, empreendedorismo e recursos humanos,” destacou.
Finalizando a ação Sérgio fez um panorama sobre o trabalho do Sindicer/Coopemi e ressaltou a importância da presença de representantes do Governo Federal no município. “Hoje o APL de Cerâmica Vermelha de Morro da Fumaça é de extrema importância para a região, aqui temos um trabalho econômico, social e cultural que atinge grande parte da população.
A vinda da RedeAPLmineral, representada por Elzivir e Renata, faz com que tenhamos certeza que estamos no caminho certo. Esperamos contar com o apoio da Rede, em questões que garantam o futuro do nosso setor, como os licenciamentos ambientais, que permitiram a continuidade dessa importante atividade da região,”explanou Sérgio.
Por Victor Almeida – Comunicação RedeAPLmineral