A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, esteve reunida com os técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir a captação de recursos do Fundo Social do banco para financiar projetos de desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais no Maranhão, com contrapartida do Governo do Estado, por meio do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop). A reunião ocorreu na terça (24) e quarta-feira (25), no Palácio Henrique de La Rocque.
Os técnicos do BNDES também se reuniram com servidores do Governo do Estado, agentes oficiais de crédito e instituições envolvidas com desenvolvimento sustentável, para debater a formação de parceria para financiamento de projetos governamentais. A secretária Conceição Andrade informou que o convite para que os técnicos viessem ao Maranhão discutir com o governo a captação de recursos do Fundo Social do BNDES foi uma iniciativa da governadora Roseana Sarney, que se une à presidenta Dilma Rousseff na ação do Governo Federal para erradicação da pobreza extrema.
O vice-governador Washington Luiz destacou a importância da assinatura de um contrato com o BNDES: “Estamos empenhados no desenvolvimento do estado e na superação dos indicadores econômicos. Estamos preparando o Maranhão para esse momento de crescimento e a agricultura familiar é muito importante”.
O secretário-adjunto de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Roberto Moreira Lopes, apresentou aos técnicos do BNDES um panorama socioeconômico com o mapeamento agropecuário do Estado do Maranhão, abordando os Arranjos Produtivos Locais (APL’s) da apicultura e meliponocultura, ovinocultura e caprinocultura, leite e derivados, mandioca, babaçu, fruticultura, hortaliças e olerícolas.
De acordo com o gerente da Área de Inclusão Social do BNDES, Guilherme Castanho Franco Montoro, o objetivo do financiamento é “complementar o apoio financeiro dos estados a empreendimentos solidários de baixa renda, contribuir para a redução de desigualdades, promover a geração de trabalho e renda e desenvolver e adensar atividades produtivas e inovativas de populações de baixa renda”.
O chefe da Embrapa Cocais, Valdemício Sousa, fez uma apresentação dos projetos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do estado. Um dos projetos destacados é o Sistema Integrado de Produção de Proteína Animal na Região Sul do Maranhão (SIPPA) que a Embrapa desenvolve com a Sedagro, atendendo a agricultores familiares do município de Balsas.
O segundo dia do encontro foi apenas entre os técnicos do BNDES com a secretária Conceição Andrade e gestores da Sedagro, Nepe, Iterma e Agerp para ajustes nos procedimentos operacionais que devem ser feitos e estipulação de prazos para agilizar o processo de assinatura do contrato.
Estiveram presentes à reunião representantes de instituições federais e estaduais como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Banco do Nordeste (BNB), Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Universidades Estadual do Maranhão (Uema) e Federal do Maranhão (Ufma), Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca (Sagrima), Secretaria de Igualdade Racial (Seir), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Núcleo Estadual de Programas Especiais (Nepe), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), Instituto Terra, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaema) e Cooperativa de Trabalho para o Desenvolvimento Sustentável (Coodesu), entre outras.
Fonte: www.setres.ma.gov.br