Na última sexta-feira (12), foi apresentado durante a 9ª Feira de Jóias, Artesanato Mineral e Pedras Preciosas de Cristalina/GO (FECRIS), um novo Processo de Beneficiamento de Gemas. À atividade é desenvolvida por um Conjunto de Máquinas Inovadoras projetadas pela Empresa Pedras Oriente, classificada como Empresa Inovadora no Ramo de Gemas pelo SEBRAE, que custeou a etapa final do projeto.
O processo é composto por várias etapas como corte, lixamento, polimento e acabamento. Para a maioria das etapas a Pedras Oriente desenvolveu tecnologia própria, usando automação, para ter aumento de produtividade e eficiência, tornando-se benchmark no setor de beneficiamento de gemas. A máquina além de ser inovadora é rara, apenas Israel e Alemanha possuem equipamentos similares.
Apresentado por José Ferreira Leal, geólogo e participante no processo de criação, o maquinário usa as tecnologias mais avançadas em comandos e controle eletrônico de precisão para gerar os movimentos de posicionamento fino das pedras em relação à ferramentas diamantadas. Além de um software CAD/CAM inovador, com facilidades específicas para lapidação facetada, que exige precisão muito maior, em termos de repetibilidade e reprodutibilidade. “Saliente-se que esta tecnologia é a nível mundial e permitirá atingir mercados hoje inexplorados, no Brasil e no exterior, gerando empregos e renda para o país” explanou Leal.
O Equipamento de Lapidação fez parte do conteúdo apresentado pela Iª Oficina de Desenvolvimento do Setor de Gemas, Jóias e Artesanato Mineral de Cristalina, onde fizeram parte da pauta: Comitê Temático de APL Mineral, apresentado por Elzivir Azevedo Guerra da SGM/MME; RedeAPLmineral, por Renata Monteiro Rodrigues do IBICT; GTS Gemas, Jóias e Afins, com Carolina Lucena do IBGM/SEBRAE e Normalização e Avaliação da Conformidade para o Setor de Gemas, Jóias e Afins, com Jurgen Schnellrath do CETEM/MCTI.
Confira abaixo as apresentações disponibilizadas do Evento.
2.Oficina de Capacitação e Disseminação da Boa Informação em APLs de Base Mineral
Fonte: Comunicação RedeAPLmineral