Captação de recursos em mineração terá recuperação em 2013

Notícias Gerais

O volume de transações corporativas no setor de mineração deve sofrer um aumento no ano de 2013, segundo estudo “Mergers, acquisitions and capital raising in mining and metals: 2012 trends, 2013 outlook”, realizado pela Ernst Young.

De acordo com o estudo, o aumento no volume de transações virá depois de um longo período de desaceleração em 2012. O relatório aponta que no ano passado foram fechados 941 negócios, gerando uma movimentação de US$ 104 bilhões. Esse valor representa uma queda de 7% no número de negociações e 36% no valor, se comparado ao ano anterior.

O valor está sendo considerado como o número de negociações mais baixo desde 2008, e o menor em valor desde 2009, quando a crise econômica global atingiu seu auge.

A empresa de auditoria e consultoria não especificou em valores o quando esse crescimento significaria ou de quanto seria o aumento da movimentação.

Segundo o sócio de Transações Corporativas da Ernst &Young Terco, Sérgio Menezes, o mercado observará um novo crescimento de compradores estratégicos e investidores ao longo do ano de 2013, que serão motivados pela necessidade de garantir, em longo prazo, fontes de abastecimento de minerais e pela perspectiva de retomada do crescimento.

“Fusões, aquisições, e financiamentos foram deixados de lado devido a crise financeira de 2008, quando o acesso ao capital por meio de mercados de dívida tornou-se cada vez mais limitado. Agora, as empresas estão mais focadas na redução de custos por meio de desinvestimentos, melhorias da própria gestão e menos interessadas nas fusões e aquisições”, afirma o executivo em matéria publicada pelo site Investimentos e Notícias.

O estudo mostra que a parcela de valor dos negócios por compradores “não-tradicionais” vem crescendo a cada ano, chegando a 31% do valor total de negócios em 2012, em comparação com apenas 21% em 2011. Investidores financeiros apoiados pelo estado respondem por 69% e 15% dessa proporção, respectivamente.

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *