No dia 17 de julho de 2013, quarta-feira, o Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro – DRM-RJ entregará dezoito cartas referente ao último lote (o décimo) das 85 Cartas de Risco Iminente a Escorregamentos de Municípios Fluminenses. O Estado do Rio de Janeiro será, então, o único estado brasileiro totalmente mapeado em termos de risco iminente a escorregamentos, já que os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Niterói, Belford Roxo e Rio de Janeiro já contam com instrumentos técnicos próprios, desenvolvidos por outras instituições públicas ou empresas, sobre suas áreas de encostas mais problemáticas.
As Cartas de Risco a Escorregamentos entregues pelo DRM-RJ aos executivos municipais têm um objetivo claro: ao quantificar o risco iminente em cada município, eles permitem a elaboração de Planos de Contingência contra Desastres e de Planos Municipais de Redução de Risco mais adequados e consistentes. Mesmo os seis municípios com cartas de risco semelhantes, mas que não contam ainda com a validação do DRM-RJ, têm plenas condições de elaborar seus Planos de Contingência e solicitar recursos públicos para a gestão de desastres. Os serviços foram realizados pela empresa TWG – Consultoria e Projetos Geológicos Ltda, sob a supervisão da equipe técnica do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos – NADE/DRM-RJ, com recursos alocados pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano – FECAM, da Secretaria de Estado do Ambiente.
Os municípios recém mapeados são Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaboraí, Macaé, Pinheiral, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Seropédica, Silva Jardim, Tanguá e Volta Redonda. Em breve as cartas em pdf estarão disponíveis em www.drm.rj.gov.br.