Atrair ao Pará no mínimo 10 novas empresas da área de mineração é a meta até 2014, além de preservar a matéria-prima, gerar emprego, renda e formar parcerias. Esses foram os assuntos abordados durante a assinatura do Protocolo de Intenções, realizado nesta sexta-feira (10), na Casa da Mineração.
O acordo viabilizará a elaboração de um Plano Estadual de Novos Negócios. A iniciativa é uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e busca atrair novos investimentos ao Pará.
A Hydro, companhia global de alumínio que desenvolve atividades em toda a cadeia produtiva do metal no Pará, foi uma das primeiras a firmar essa parceria e assinar o documento.
A tendência é que, com o plano, mais empresas se instalem na região, possibilitando novos negócios e desenvolvimento para o território paraense. “A Hydro é uma empresa bem estruturada e tem o perfil de responsabilidade social. Com esta assinatura, haverá um trabalho conjunto entre a empresa e o governo para atrair fornecedores estratégicos, agregando valor, gerando emprego e renda para o Estado e reduzindo custos para a empresa”, avalia David Leal, titular da Seicom.
O Pará é o único estado do Brasil que detém todas as etapas da cadeia produtiva de alumínio, operada pela Hydro, ou seja, desde a lavra da bauxita, na Hydro Paragominas, passando pelo refino da alumina pela Hydro Alunorte, até a produção de alumínio primário, pela Albras.
Fonte: DiárioOnLine