Francisco Hollanda Vidal assumiu durante a Plenária da RedeAPLmineral a Coordenação da RedeAPLmineral. O anúncio e a aprovação do novo coordenador foi um dos principais pontos da Plenária que integra a programação do IX Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o VI Encontro da RedeAPLmineral, realizado na FIEB em Salvador.
Conduzida pelo Diretor do Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (DTTM/SGM/MME), Elzivir Azevêdo Guerra – que passou o cargo de Coordenador para Hollanda – e pelo Coordenador adjunto da RedeAPLmineral e Analista de Infraestrutura do DTTM/SGM/MME.
Pesquisador do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Hollanda é líder no Serviço de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais além de atuar em pesquisas sobre Governança em comunidades, Plataformas tecnológicas e Tecnologias para micro e pequenas empresas, entre outros. Hollanda lembrou das adversidades a serem enfrentadas, mas garantiu que está disposto e confiante para o trabalho. “Gosto de desafios e estou pronto para assumir essa importante responsabilidade”, disse durante a sua apresentação.
Em seguida, seis apresentações permearam o encontro: Potencialidade e Desafios para o Alcance e Fortalecimento de Competitividade dos APLs de Base Mineral no Brasil: Aplicação de Metodologia de Aferição de Capacidades Tecnológicas e Propostas de Ação para Melhoria do Desempenho Tecnológico e de Inovação para a Capacidade Competitiva, feita pelo Paulo Figueiredo do FGV; Matriz de Sustentabilidade de APLs de Base Mineral, apresentada por Hollanda (RedeAPLmineral e CETEM); CT APLs de Base Mineral, ofertada por Enir Mendes (DTTM/SGM/MME);Programa de Cooperativismo e Associativismo Mineral/Parceria com a Organização das por Alan Ferreira de Freitas da UFV; Avaliação da RedeAPLmineral – reestruturação, PDR 2009/2012, Plano de Trabalho e parcerias, feita por Renata Monteiro Rodrigues do IBICT e a Nova versão do portal da RedeAPLmioneral apresentada por Márcia Liz também do IBICT.
Por Victor Almeida – Jornalista da RedeAPLmineral