Comissão julgadora finaliza avaliação dos projetos inscritos no Prêmio Melhores Práticas 2012

Notícias Gerais

Após alguns dias de avaliação, a Comissão Julgadora do Prêmio Melhores Práticas em Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2012, finalizou a analise dos trabalhos inscritos no prêmio. Todos desenvolveram projetos no âmbito da cadeia produtiva do setor mineral no Brasil.

Para participar do prêmio, o APL teria que desenvolver um trabalho que abrangesse os processos de pesquisa mineral, extração, beneficiamento, transformação mineral e comercialização dos produtos. As propostas de melhores práticas foram pertinentes e em conformidade com os seguintes segmentos industriais da mineração: Água Mineral, Agrominerais, Calcário e Cal, Cerâmica de Revestimento, Cerâmica Vermelha, Gemas, Jóias e Afins, Gesso, Rochas e Minerais em Pegmatitos, Rochas Ornamentais, Agregados para a construção civil (brita, areia, cascalho, argila). 

A Comissão Julgadora foi presidida por Elzivir Azevedo Guerra (DTTM/SGM), coordenada por Renata Monteiro Rodrigues (IBICT /MCTI) e contou com os jurados: Marcelo Sampaio Falcão (SETDE/PB), José Yvan Pereira Leite (IFRN), Marsis Cabral Junior (SRM / CT-Obras), Alan Ferreira de Freitas (UFV), Maria Cezarina Sousa (CETEC/MG), Maria José Gazzi Salum (UFMG), Marcelo Bezerra (APL de Pegmatitos do RN) e Enir Sebastião Mendes (DTTM /SGM).

Esse ano nove APLs foram avaliados: APL Quartzito do Seridó – PB, Aproveitamento de resíduos; APL de Agrominerais do Sudoeste Goiano – GO, Cooperativismo/Associativismo/Cooperação Laboratorial/Economia Solidária; APL de Agrominerais do Sudoeste Goiano – GO, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho; APL de Ardósia e APL Pedra São Tomé – MG, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Higiene do Trabalho; APL de Gemas e Artefatos de Pedra de Teófilo Otoni – MG, Treinamento/Capacitação; APL de Agrominerais do Sudoeste Goiano – GO, Transferência e Disseminação de Tecnologia e Inovação; APL Rochas Ornamentais – ES, Meio Ambiente; APL de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul – RS, Gestão e Governança e APL Cerâmico Terra cozida do Pantanal – MS, Cooperativismo/Associativismo/Cooperação Laboratorial/Economia Solidária.

Foram julgados pela Comissão Julgadora critérios de elegibilidade e atratividade, aderência das propostas, a observância de seus resultados comerciais, econômicos, técnicos e ambientais e a objetividade e clareza dos seus respectivos textos. Além de verificadas e avaliadas as questões sobre a originalidade das soluções apresentadas, as possibilidades de replicação da prática empresarial, o ineditismo dos casos e as abrangências locais/regionais.

A divulgação do primeiro, segundo e terceiro colocado será realizada, no dia 8 de outubro, na cerimônia de abertura do IX Seminário Nacional de APLs de Base Minera e VI Encontro da RedeAPLmineral em Salvador.

Serviço:
Prêmio Melhores Práticas em APLs de Base Mineral 2012
Data: 08 de outubro de 2012 
Local: Auditório da FIEB na Rua Edístio Pondé nº 342 no Bairro Stiep, Salvador/BA
Mais informações pelo site: www.snabam2012.ba.gov.br/hotsite/home
Contatos: (61) 3217 6336 e (71) 3115-7976 – Email: redeaplmineral@ibict.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *