O Brasil sedia pela primeira vez o Congresso Latino-Americano de Clusters (Clac). A sexta edição do evento será realizada em Ouro Preto (MG), de 16 a 20 de maio. A organização é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do The Competitiveness Institute (TCI).
O objetivo do 6º Clac é identificar e disseminar boas práticas de planejamento e gestão de clusters, seu potencial para estimular a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios e induzir o desenvolvimento socioeconômico regional.
O tema do evento é Cluster e Competitividade: soluções para o desenvolvimento sustentável da América Latina. O evento apresentará um panorama das políticas e dos projetos de incentivo a clusters em países da Europa e da América Latina. No Brasil, os clusters são mais conhecidos como arranjos produtivos locais (APLs).
O evento deve reunir 300 pessoas, entre representantes de instituições públicas e privadas, agências de desenvolvimento, governos, instituições de ensino, empresas, consultorias e outros profissionais envolvidos com projetos de estímulo a clusters na América Latina, EUA e Europa.
Entre os palestrantes confirmados estão Alberto Pezzi, presidente da Rede TCI e gerente da Área de Análise e Prospectiva do Observatório de Prospectiva Industrial do Departamento de Indústria e Ocupação do Governo da Catalunha – Espanha; Christian Ketels, membro do Instituto de Estratégia e Competitividade da Harvard Business School e Madeline Smith, chefe do Departamento de Inovação do Instituto EKOS – Economic and Social Development Consultancy.
Serviço
6º Congresso Latino-Americano de Clusters
Data: 16 a 20 de maio
Local: Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Endereço: Rua Diogo de Vasconcelos, 328, bairro Pillar – Ouro Preto, MG.
Informações e inscrições: http://www.clusterlatinoamerica2011.com.