Construir ou reformar com materiais de construção de qualidade é a expectativa de todo consumidor. Porém, poucas indústrias amazonenses têm seus produtos certificados e analisados, já que faltava laboratório com equipamentos e profissionais aptos para os ensaios. As empresas amazonenses já certificadas levam seus materiais para análise em outros estados, a exemplo da Miranda Corrêa que envia amostras para a Escola SENAI Mário Amato, em São Paulo.
Focado nessa necessidade da indústria local, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) investiu na montagem do Laboratório de Cerâmica Vermelha. Hoje (07), está sendo concluída a etapa de pré-auditoria do espaço. O supervisor do laboratório paulista, Adriano Lanes e o técnico especialista Robson Fernando estiveram em Manaus desde o dia 3 de janeiro apontando a necessidade de pequenos ajustes antes da auditoria oficial, prevista para fevereiro. A auditoria terá como base o previsto na Norma NIT DICOR 024, anexo B.
Segundo o coordenador do Laboratório do SENAI/AM, João Dumont, logo após a auditoria, as indústrias já poderão enviar seus materiais para análise. O laboratório foi equipado com equipamentos da melhor marca do mercado, as prensas EMIC. A indústria pode contar com o laboratório para realizar diversos ensaios, como resistência à compressão de bloco de vedação e estrutural, impermeabilidade de telhas cerâmicas, resistência à flexação de telhas cerâmicas e determinação de massa e absorção de água.
O laboratório está localizado na Escola SENAI Demóstenes Travessa (Distrito Industrial), voltada para a indústria da construção civil. Segundo o coordenador, o laboratório não é voltado para a educação profissional, é um espaço dedicado à prestação dos Serviços Técnicos e Tecnológicos (STT) do SENAI/AM.
Segundo o diretor regional do SENAI/AM, Aldemurpe Barros, as indústrias podem contar com as consultorias e estrutura física e de pessoal do SENAI para alavancar a produtividade em diversas áreas como eletroeletrônica, mecânica, usinagem, entre outros. Agora o SENAI expande sua atuação em STT, oferecendo também ensaios em cerâmica vermelha. Informações sobre o laboratório: 3614-5907.