Governador do ES abre a Vitória Stone Fair

Notícias Gerais

Teve início nesta terça-feira (23) e prossegue até a próxima sexta-feira (26), no Pavilhão de Exposições de Carapina, em Serra, um dos maiores eventos de rochas ornamentais do mundo, a 29ª edição da Vitória Stone Fair. A abertura da feira, que é apoiada pelo Governo do Estado, contou com a presença do governador Paulo Hartung, do vice-governador, Ricardo Ferraço, do secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix, do secretário da Casa Civil, José Antonio Pimentel, do presidente do Banestes, Roberto Penedo, do presidente do Sindirochas, Emic Malacarne, do representante do ministério das Minas e Energia, Carlos Nogueira da Costa Júnior, além de diversas outras autoridades e lideranças empresariais.

Durante a solenidade de abertura, o governador Paulo Hartung afirmou que o setor de rochas ornamentais vive uma retomada consistente, sobretudo em função dos novos mercados conquistados fora do País e do aumento da presença do setor no mercado interno. “O Brasil conseguiu atravessar a crise de forma muito positiva. Saímos da crise com vigor. A construção civil vem se destacando nesse processo de retomada e contribuindo diretamente para o crescimento do setor de rochas ornamentais”, afirmou.

Hartung ressaltou que o setor de rochas ornamentais está consciente dos desafios que tem pela frente. O governador afirmou que a qualificação e a diversificação de mercados precisam estar na pauta de prioridades do setor. “Precisamos produzir com sustentabilidade, priorizando a qualificação de trabalhadores e fornecedores, o respeito ao meio ambiente, o transporte seguro, olhando sempre para o futuro e as futuras gerações”, pontuou.

Desenvolvimento

O secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix, destacou a importância da feira. “O segmento de rochas gera um grande número de empregos, movimenta a economia e contribui para o desenvolvimento, principalmente no interior do Estado. Um evento como esse possibilita a interação, a troca de conhecimentos e, principalmente, cria oportunidades de negócios, de crescimento e fortalecimento para toda a cadeia produtiva de rochas”.

Após a solenidade de abertura, o governador e comitiva visitaram a feira, percorrendo os estandes montados no Pavilhão de Exposições de Carapina. Eles puderam conferir as novidades do setor, desde as novas tendências de rochas até os modernos maquinários utilizados pela cadeia produtiva de rochas ornamentais.

O Governo do Estado está presente na feira em um estande de 44 metros quadrados, com material institucional das secretarias de Desenvolvimento (Sedes), Ciência e Tecnologia (Sect) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). No local, o visitante poderá tirar uma foto como se estivesse dentro de uma pedreira.

Além disso, a Sedes será um dos órgãos integrantes do portal Exporta + Marítimo, um projeto desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Agência de Desenvolvimento em Rede do Estado (Aderes) e Banco do Brasil.

O projeto busca simplificar a exportação de mercadorias e incentivar o acesso das micro, pequenas e médias empresas ao mercado externo.

Vitrine

A Vitória Stone Fair é uma verdadeira vitrine da indústria brasileira e mundial de rochas ornamentais e agrega uma ampla gama de produtos e serviços integrantes da cadeia produtiva da construção civil, arquitetura e decoração, desenvolvimento de tecnologia, logística e comércio exterior, órgãos de fomento e apoio à atividade.

O Espírito Santo é o segundo maior polo industrial do setor de rochas ornamentais no mundo e concentra mais de 90% dos investimentos industriais brasileiros nesse segmento. Com um parque amplamente desenvolvido, investimentos em pesquisas geológicas e tecnologias de extração e beneficiamento, o Estado se tornou referência mundial em mármore e granito e líder na produção nacional de rochas.

Atualmente, 50% do que é produzido no Brasil sai do Espírito Santo, que responde ainda por 65% das exportações brasileiras. Hoje, são encontradas no Brasil mais de 1.200 variedades de rochas ornamentais, que são exploradas por 12.000 empresas instaladas por todo o território nacional, gerando mais de 100 mil empregos diretos.

País é o 8º em exportação de blocos e o 5º maior exportador de rochas ornamentais acabadas, com um mercado que movimenta aproximadamente 2,1 bilhões de dólares por ano, incluindo a comercialização no mercado interno e externo e as transações de máquinas, equipamentos, insumos e materiais de consumo e serviços.

Produção Capixaba

Anualmente, 800 mil metros cúbicos de rochas são extraídos no Espírito Santo. O Estado possui uma média de 900 teares em operação, o que representa quase 70% dos teares instalados no Brasil. A maioria fica em Cachoeiro de Itapemirim, principal destaque capixaba na produção de rochas ornamentais.

Tanto que, no Sul do Estado, está localizado o Arranjo Produtivo Local de Rochas (APL), composto por 14 municípios. O APL se destaca pela extração de mármore e a indústria de beneficiamento de rochas. Já o Norte e Noroeste do Espírito Santo concentram aproximadamente 70% da extração de granito.

Emprego e PIB

O setor de rochas ornamentais gera emprego e renda para 130 mil capixabas. São 20 mil postos diretos de trabalho e 110 mil indiretos. Na economia local, o segmento corresponde a cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Histórico

A Feira Internacional do Mármore e Granito teve sua primeira edição em Cachoeiro de Itapemirim, em 1989. A partir de 2003, o evento também vem sendo realizado anualmente em Vitória, passando a atrair um maior número de visitantes e expositores nacionais e internacionais, provenientes de mais de 65 países e 25 estados brasileiros.

Destaques:

– 2º maior pólo industrial do mundo no setor.
– 50% da produção de todo o mercado nacional.
– 65% das exportações brasileiras.
– Maior produtor, processador e exportador do Brasil.
– 1,6 milhão de toneladas de blocos e chapas exportadas.
– Maior reserva de mármore do país.
– 130 mil empregos diretos e indiretos.
– 800 mil metros cúbicos de rochas extraídas anualmente.

Fonte: Max Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *