O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) renovam convênio para o Projeto Setorial Integrado de Apoio às Exportações de Gemas, Joias e Bijuterias. A assinatura acontece na tarde desta segunda-feira, 8 de fevereiro, durante a 50ª edição da Feninjer – Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins, em São Paulo.
O projeto visa aumentar as exportações brasileiras de produtos de maior valor agregado, diversificar mercados e ampliar a base exportadora em cada um dos segmentos selecionados: gemas lapidadas, artefatos de pedra, folheados de metais preciosos, produtos de metais preciosos para a indústria, joias e bijuterias. O convênio terá o investimento total de R$18,3 milhões, dos quais R$9,3 milhões serão investidos pela Apex-Brasil. As instituições estimam atender mais de 150 empresas até o final do convênio, que tem o prazo de dois anos.
Estão previstas diversas atividades de promoção comercial, como road shows e pavilhões brasileiros em feiras internacionais (Baselword, JCK, Las Vegas, JIS Miami, Jewellery Arabia, Eclat de Mode, Expo, Joya, GJX Tucson e September Hong Kong Show), além de apoio à vinda de jornalistas estrangeiros, elaboração de material promocional, publicidade em revistas e projeto comprador.
Como mercados prioritários foram definidos 18 países: China, Estados Unidos, Angola, França, México, Emirados Árabes, Rússia, Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Japão, Turquia, Chile, Panamá, Peru, Catar e Colômbia.
Fonte: Joiabr