Campus Avançado do CETEM no Estado do Piauí torna-se realidade

Notícias Gerais

Estando as demais localizadas em Cachoeiro de Itapemirim -ES, Criciúma-SC e Recife-PE

O vice-governador do Piauí, na qualidade de governador em exercício, autorizou no dia 03 de dezembro passado, o projeto de construção do CETEM-Piauí. O estado receberá uma das quatro unidades avançadas do CETEM, estando as demais localizadas em Cachoeiro de Itapemirim -ES, Criciúma-SC e Recife-PE.

A partir do primeiro trimestre de 2010, terá início o processo de implantação do Campus Avançado de Teresina, com a adequação de salas com cerca de 80 m2 para as instalações laboratoriais provisórias do CETEM-PI, localizadas no Instituto Superior Antonino Freire, instituição situada à Praça Firmino Sobreira, S/N, bairro Matinha, Zona Norte de Teresina-PI. A construção das instalações definitivas do CETEM-PI será realizada pelo Governo do Estado, num prazo de dois anos.

Em paralelo às obras, ocorrerá a contratação e o treinamento de bolsistas de nível superior que, em conjunto com pesquisadores do CETEM, constituirão o primeiro corpo de pesquisadores da nova unidade. As primeiras linhas de pesquisa do CETEM-PI estão relacionadas aos estudos de rochas ornamentais do Estado, atapulgitas de Guadalupe, opalas de Pedro II e avaliação da qualidade das águas subterrâneas do Estado do Piauí.

O Governo do Piauí considera imprescindível a presença de uma unidade do CETEM no estado, que possui reservas de diversos minérios, especialmente ferro e níquel, com grande potencial de crescimento. De acordo com o vice-governador, Wilson Martins, a instalação do CETEM no Estado é fundamental para o fortalecimento da pesquisa, qualificação e capacitação técnica dos profissionais do setor da mineração, gerando emprego e renda. A implantação do CETEM representa, ainda, o primeiro passo para a instalação futura de indústrias de transformação mineral no Piauí, associada à sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

Fonte: Cetem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *