Representantes dos estados, províncias e departamentos que compõem as redes Quatro Motores para o Mercosul e Quatro Motores para a Europa vão se reunir em janeiro de 2010 para dar continuidade aos projetos de parceria entre os dois blocos, principalmente na área econômica. A proposta é criar a Agência Internacional de Atração de Investimentos, que vai buscar recursos estrangeiros que possam ser investidos em projetos de promoção do comércio entre os dois blocos. Os encontros acontecem de 29 de janeiro a 3 de fevereiro, no Paraná, Paraguai e Argentina.
O grupo latino-americano é formado pelo Paraná, pelos departamentos de Alto Paraná (Paraguai) e Rivera (Uruguai) e pela província de Córdoba (Argentina). A rede foi inspirada no bloco Quatro Motores para a Europa, existente há 20 anos, composto por Rhône-Alpes (França), Baden-Württenberg (Alemanha), Lombardia (Itália) e Catalunha (Espanha). Eles assinaram, em maio deste ano, termo de compromisso para desenvolver ações conjuntas em diversos campos, como indústria e comércio, meio ambiente, educação, cultura, turismo e ciência e tecnologia.
“Será uma agência de desenvolvimento no Paraná e em Alto Paraná para buscar recursos estrangeiros, que serão aplicados em projetos que promovam o comércio e a integração internacional. Os Quatro Motores para a Europa têm uma agência neste modelo, e vão repassar para nós esta experiência”, disse o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) do Paraná, Santiago Gallo, que coordena o encontro.
Para Santiago, a agência é importante também para ordenar os trabalhos de cooperação, inclusive os que já são realizados. “Precisamos profissionalizar a cooperação internacional, que está disseminada, sendo coordenada pelas várias secretarias de Estado. Paraná e Alto Paraná buscam uma agência de desenvolvimento para que possam, de forma organizada, melhorar as possibilidades de captação de recursos para os projetos”, afirmou Santiago.
Ainda no que se refere à economia, os representantes dos dois blocos vão estudadar as possibilidades de promoção de missões empresariais entre as duas redes, a exemplo do que o Paraná já tem feito com províncias e departamentos do Mercosul como estratégia para o fortalecimento do comércio. “Vamos buscar abrir mercados consumidores, que podem beneficiar inclusive os Arranjos Produtivos Locais (APLs)”, comentou Santiago.
MISSÃO – As atividades tem início no dia 29 de janeiro, em Foz do Iguaçu, com uma reunião preparatória. “As reuniões vão oficializar a união dos dois blocos, que formam a única rede multilateral entre União Européia e Mercosul. Será uma primeira etapa, para que possamos nos conhecer, avaliar as oportunidades de negócios. Em um segundo momento, vamos determinar os projetos comuns e, depois, buscar os recursos ou financiamentos internacionais, caso necessário, para realiza-los”, explicou Santiago.
No dia 30 os representantes do bloco europeu vão visitar pontos turísticos, como as Cataratas do Iguaçu. O objetivo é apresentar as possibilidades de projetos no setor. Também vão acontecer encontros no Paraguai e na Argentina.
No dia 1 de fevereiro haverá seminário com a participação do governador do Paraná, Roberto Requião, e de secretários de Estado. Eles vão apresentar as regiões integrantes das duas redes e discutir formas de trabalho conjunto específicas com o Paraná. Na ocasião, também serão promovidas mesas redondas sobre economia e deverá ser assinado protocolo de intenções com Baden-Württenberg (Alemanha).
A visita continua em Curitiba, no dia 2 de fevereiro, onde acontece reunião com representantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo de Futebol – Fifa 2014. O encontro será presidido pelo vice-governador Orlando Pessuti, que vai apresentar os projetos previstos para a cidade, que será uma das sedes do mundial. “Os Quatro Motores para a Europa tem interesse em investir em projetos como de infraestrutura e de turismo”, adiantou Santiago. Os encontros com a comitiva européia se encerram no dia 3 de fevereiro.