Entre os dias 14 e 16 de dezembro, o Ministério de Minas e Energia (MME) realiza por meio da Secretaria de Geologia Mineração e Transformação Mineral (SGM), o workshop “Telecentros Minerais”. O evento acontecerá no auditório térreo do MME, das 8 às 12h e de 14 às 18h e tem como público alvo os gestores de telecentros minerais.
Cláudio Scliar, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral participará da abertura do workshop, onde serão ministradas palestras sobre o assunto, explicando o que é o telecentro e suas operações, os Telecentros no Brasil, os produtos e serviços para esse sistema, banco de dados e, principalmente, modelos de gestão para a sustentabilidade destes centros.
O projeto de telecentros minerais conta com 57 unidades distribuídas em 16 estados brasileiros, abrangendo todas as regiões do País. O projeto iniciou-se com base em um acordo de cooperação técnica entre a SGM e a Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e atualmente com a Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN). A SGM tem como meta aumentar significativamente o número de telecentros minerais até o final de 2010. Para atingir essa meta serão estabelecidos convênios com outros programas similares de governo, nos seus diferentes níveis federativos.
Telecentros Minerais
O telecentro mineral é, basicamente, uma sala equipada com uma rede de 11 computadores, sendo um servidor de rede, provendo acesso coletivo à internet e a um imenso volume de informação e conhecimento e a novos mercados, aproximando eletronicamente empresários, cooperativas, associações, sindicatos, trabalhadores, instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e a sociedade em geral.
Os centros de inclusão digital têm como objetivo possibilitar o acesso do pequeno empreendedor mineral à internet, a fim de que possam se apropriar de conteúdos de interesse tecnológico, comercial e de cidadania e, principalmente, para utilizar as informações contidas no Portal de Apoio ao Pequeno Produtor Mineral (PORMIN), especialmente desenhado pela SGM para atendê-los.
Cada telecentro conta com uma infraestrutura de 11 máquinas sendo 10 microcomputadores (contrapartida do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio/MDIC) e um servidor (contrapartida do MME). Os municípios/regiões alocadores do telecentro mineral oferecem como contrapartida o local de instalação, mobiliário, acesso à internet e monitores.
O projeto foi concebido para operar com base em uma ação de autogestão, ou seja, que a governança seja coletiva, em moldes cooperativos, com forte incentivo à sua sustentação econômica pela geração de receitas oriundas dos serviços que podem ser prestados pelo telecentro mineral aos produtores minerais e à sociedade.
Com o envolvimento dos usuários na administração e promoção dos telecentros, espera-se que haja maior motivação para o empreendedorismo e o cooperativismo, ampliando as perspectivas e oportunidades na sociedade local.
Razões para a criação dos telecentros
O acesso às informações disponibilizadas na Internet e no PORMIN proporcionará o fortalecimento das condições de competitividade do pequeno minerador, em especial aqueles que já se organizaram em associações, cooperativas e micro e pequenas empresas situadas em microrregiões ou municípios que tenham na produção mineral de pequeno porte um importante eixo socioeconômico.
As razões fundamentais da SGM para desenvolver os telecentros minerais e o PORMIN são: estimular o desenvolvimento sustentável por meio da condução técnica adequada da lavra e do processamento dos minérios, recuperação ambiental, saúde e segurança do trabalhador, assim como a agregação de valor à produção mineral e, sempre que possível aos rejeitos, além de ampliar os mercados de atuação dos pequenos mineradores.
A capacitação utilizada para o desenvolvimento sustentável da extração mineral poderá ser a dos telecentros, que oferecerá cursos e treinamentos presenciais e à distância para que os empreendedores, os trabalhadores e a sociedade realizem a sua ação econômica com respeito ao meio ambiente físico e social.
Fonte: MME
Serviço:
Mais informações sobre este assunto:
Assessoria de comunicação
Ministério de Minas e Energia
(61) 3319 5620/5588