Cerâmica Vermelha projeta o setor mineral de Goiás

Notícias Gerais

A Associação dos Ceramistas do Norte Goiano (ASCENO) ‘nasceu’ submerso numa das piores crises do setor, o corrido no final da década passada. “Comprava-se um milheiro com meio salário mínimo. Os empresários estavam se engalfinhando, muitos estavam fechando as portas”, lembra Walter Nunes, pequeno empresário, dono da cerâmica Iguaçu. Mas ao contrário do que se poderia imaginar num setor em crise, não houve o desmoronamento das empresas, pelo contrário, os empresários locais resolveram se unir e fazer do esforço conjunto a maior arma para combater as adversidades que o mercado impõe. Daquele trabalho nascia a semente do que poucos anos depois viria a ser o APL Cerâmica Vermelha do Norte Goiano.

Hoje, com a participação de 36 ceramistas em 22 municípios do norte do estado, o APL poderia servir de modelo de governança e associativismo a outros arranjos produtivos pelas ações implementadas. Sob sua bandeira encontram-se empresas que variam de pequenos (700 mil peças\mês) até médias empresas (1,3 milhão peças\mês), o APL colabora e interagi com mais de 20 entes como: SectecSeagroSEEFunmineralAGDRFapegSebrae-GO, dentre outros. Fazendo seu planejamento por etapa: planejamento, articulação, desenvolvimento, implementação; o grupo conseguiu vencer barreiras legais, tecnológicas, ambientais, formando uma cadeia produtiva que começa a despontar como força motriz da economia na região. “Havia pessoas aqui que tinham vergonha de falar que trabalhavam com a argila. Hoje, todos têm orgulho de pertencer a cadeia produtiva”, conta Belmonte Cavalcante dono da Cerâmica Estrela.

“Na minha opinião o obstáculo mais difícil de superar sempre é o da inserção da cultura de cooperativismo e associativismo nos agente locais. Quando chegamos aqui no Norte Goiano, essa cultura já estava num estágio mais avançado. Aplicar inovações tecnológicas, técnicas e de fomento e financiamento, foi muito menos traumático”, revela Luiz Fernando  Magalhães, Superintendente da Secretaria de Geologia e Mineração de Goiás.

Mais informações sobre o trabalho do APL Cerâmica Vermelha do Norte Goiano :
Walter Nunes (62) 3381-3128
Belmonte Cavalcante (62) 3381-6471
aplceramicadonorte@gmail.com

por: Claudio Almeida

Jornalista da RedeAPLmineral

Fonte: RedeAPLmineral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *