Nesse segundo semestre será criada a Associação Piauiense de Produtores de Rochas Ornamentais. O exemplo vem de outros Estados, que através de entidades organizadas estão conseguindo impulsionar os negócios na área. A idéia é promover o desenvolvimento do setor, proporcionando a comercialização de nossas rochas tanto no mercado interno como no externo.
A notícia foi dada pelo diretor de Recursos Minerais do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Luiz Gonzaga Paes Landim, que explica que a associação terá o objetivo de estudar, coordenar e representar legalmente as categorias econômicas da indústria de rochas ornamentais do Piauí. “Em outras palavras, a futura associação terá como finalidade o amparo e a defesa dos legítimos interesses das empresas que trabalham com mármore, granitos, ardóseas e similares em todo o Estado. Com isso, certamente vamos ajudar na promoção do desenvolvimento técnico, econômico e social, bem como na capacitação tecnológica de tais empresas”, acrescenta Landim.
Um outro benefício que certamente resultará da criação da entidade, segundo o diretor, é a viabilização da participação de empresários piauienses em eventos nacionais e internacionais. Para isso, os empresários contarão com a ajuda do Ministério do Desenvolvimento Econômico, da Agência Brasileira de Promoção e Exportação e Investimentos (APEX-Brasil) e Sebrae, no sentido de garantir a comercialização dos produtos locais no mercado nacional e internacional, com maior agregação de valor.
“Na próxima semana já vamos convocar a primeira reunião informal, quando vamos conversar com os empresários e mostrar a proposta da associação. Em uns dois meses toda a parte legal deve estar pronta e a associação vai começar a funcionar. Devem vir participar já deste primeiro momento representantes de rochas de vários municípios, como Castelo, Piripiri, Piracuruca, Juazeiro, Buriti dos Montes, Fronteiras e Pio IX. Todas essas cidades, além de outras do Piauí, têm grande potencial. E certamente agora poderão crescer muito mais”, afirma, empolgado, Paes Landim.
Fonte: Ccom
Edição: Fábio Carvalho
Fonte: 180graus