Governo federal lança o Programa Nacional de Extensionismo Mineral

Notícias Gerais

Elaborado pelo MME por meio da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral em parceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Programa Nacional de Extensionismo Mineral faz parte de um esforço do governo federal para reunir todas as ações/projetos, já em curso no fomento à mineração brasileira de pequena escala, sob a bandeira do extensionista mineral. A abertura está marcada para as 10h da manhã; com apresentação do Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, que assina Termo de Compromisso MME/Entidades recebedoras dos Telecentros Minerais e dos Centros de Inclusão Digital do Pequeno Produtor Mineral, além do lançamento do 2° Edital para Telecentros Minerais.

Para a diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração  (DDSM/ MME) e Coordenadora do Grupo de Trabalho: Formalização da Rede Brasileira de Informação dos Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (Rede APLmineral), Maria José Gazzi Salum, o lançamento do Programa Nacional de Extensionismo Mineral vai garantir que as informações sobre: capacitação da mão de obra, qualificação profissional, novas técnicas e tecnologias, vão estar permanentemente à disposição do pequeno minerador através da presença física do extensionista e do acesso do pequeno garimpeiro aos Telecentros minerais. “O pequeno garimpeiro/minerador vai ter acesso a todas as informações de que ele precisa, e as que ele esteja demandando; tudo num Telecentro Mineral ligado a internet, e tudo perto da sua residência ou do seu local de trabalho”, ressalta Maria José.

Participam, também, do lançamento do Programa Nacional de Extensionismo Mineral o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – Cláudio Scliar, o Diretor Geral do DNPM – Miguel Cedraz Nery e o Presidente da CPRM – Agamenon Dantas. À tarde, a partir das 14h, acontecerá o treinamento para a capacitação no uso dos Telecentros Minerais e Centros de Inclusão Digital e também para a capacitação para o uso do Portal de Apoio ao Pequeno Produtor Mineral (PORMIN).

Mais informações sobre o evento com a Assessoria de Comunicação Social do Ministério de Minas e Energia: (61) 3319 5620/558 

Mineração de pequena escala

O Programa Nacional de Extensionismo Mineral faz parte do esforço do governo federal em fomentar e promover a inserção, transferência, e inovação de tecnologia em micro e pequenas empresas do setor mineral. Uma das ferramentas utilizadas pelo governo é o da organização dos pequenos produtores em Arranjos Produtivos Locais (APLs). APLs são conjuntos significativos de agentes econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos expressivos de produção, interação, cooperação e aprendizagem. Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral concentram empreendimentos e indivíduos de um mesmo território que atuam em torno de uma cadeia produtiva e que têm como base a atividade extrativa e de transformação mineral. A presença do “extensionista” neste contexto é de suma importância, já que ele age como um intermediário entre o minerador que está na ponta da rede, o governo, a comunidade científica e tecnológica, e as entidades de financiamento e fomento financeiro.

APL MINERAL

A Rede Brasileira de Informação dos Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, ou RedeAPLmineral é constituída pelas instituições de governo, da comunidade científica e tecnológica, do setor produtivo e por coordenadores e lideranças envolvidas no desenvolvimento e promoção dos APLs de Base Mineral.  A RedeAPLmineral é coordenada por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), da Unidade de Arranjos Produtivos Locais da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

A RedeAPLmineral tem abrangência nacional e fomenta a rede contribuindo para a integração de agentes relacionados aos APL’s de todo o país, coordenado e explorando as sinergias existentes. Para o coordenador da RedeAPLmineral, Elzivir Guerra, o lançamento do Plano Nacional de Extensionismo Mineral é de suma importância para os micro e pequenos produtores minerais. “A divulgação, a assistência e o apoio técnico aos pequenos garimpeiros e produtores é muito importante, especialmente, quando essas informações chegam a eles em numa linguagem que se aproxima de sua realidade”, explica.  Elzivir ressalta, ainda, a importância do lançamento do 2° Edital para Telecentros Minerais. “Eles são essenciais para a divulgação e assistência dos garimpeiros além de serem instrumento notável de inclusão social e digital dos cidadãos”, afirma.
Mais informações sobre a RedeAPLmineral e/ou Telecentros Minerais:

Assessoria de imprensa da RedeAPLmineral:
(61) 3217-6336
(61) 8455-6083
claudioalmeida@ibict.br

por: Claudio Almeida

Jornalista da RedeAPLmineral

Fonte: RedeAPLmineral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *