Com R$ 2,55 bilhões no orçamento para este ano, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) lança até o fim deste mês os primeiros editais para as empresas, instituições de pesquisas, universidades e centros tecnológicos que pretendem concorrer a recursos, para a realização de projetos nas áreas de extensão, desenvolvimento e inovação.
“As empresas já devem começar a se preparar. Elas devem ficar atentas, para não perderem oportunidades de financiamento de seus projetos”, alertou nesta quarta-feira (7) a superintendente da área de Articulação Institucional da Finep, Vera Marina Cruz e Silva.
Em Fortaleza, onde participou, na sede da Federação das Indústria do Ceará (Fiec), do Fórum de Inovação, Marina explicou que a Finep opera em duas vertentes: uma de subvenção, a fundo perdido, e outra com recursos retornáveis, financiados à Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP) mais 6%, ao ano, para micro, pequenas e grandes empresas e demais instituições de pesquisa e inovação. Segundo ela, em ambos os critérios, os projetos devem ser viáveis e sustentáveis.
Fonte: JB Online