sex, 29/02/2008 – 13:13
Na tentativa de fomentar o desenvolvimento da região, serão destinados R$1,2 milhão para financiar projetos de pesquisa e difusão tecnológica, voltados para a produção de cerâmica vermelha e inovações na agricultura familiar.
A intenção do banco é estimular a descoberta de soluções tecnológicas baratas e eficientes para desenvolver atividades em áreas de interesse dos governos estaduais onde a instituição atua. “Já temos uma relação forte com os governos estaduais e estamos procurando mais estudos diretamente relacionados ao setor produtivo. Queremos continuar promovendo o desenvolvimento da região”, explicou José Sydrião de Alencar Júnior, superintendente do BNB.
Metade dos recursos vai ser disponibilizada para pesquisas voltadas à disseminação de tecnologias sociais ligadas à agricultura familiar. São idéias que possam facilitar e intensificar o uso de cisternas de placa, barragens subterrtâneas, captação de água de chuva e o plantio de palmas forrageiras e árvores frutíferas. Neste edital serão conteplados projetos para municípios da Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e o norte de Minas Gerais.
Cerâmica – Os outros R$600 mil serão usados para financiar estudos que promovam a redução dos danos ambientais causados pela fabricação de cerâmica vermelha, além da lavra de calcário e gispsita. O aproveitamento de rejeitos e rochas ornamentais, lapidação de opalas e gemas, além da fabricação de jóias, serão estimuladas. Neste caso, os projeto devem prever ações em conjunto com os arranjos produtivos locais (APLs) de base mineral instalados nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Espírito Santo.
A iniciativa é aberta a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, além de associações, universidades e demais unidades de ensino superior. O Formulário Único de Proposta (FUP) pode ser retirado através da internet, no endereço www.bnb.gov.br/etene. A divulgação dos projetos pré-selecionados também foi adiada para o dia 31 de março. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 0800 7283030 ou pelo e-mail fundeci@bnb.gov.br.
Jony Torres
Fonte: Correio da Bahia