qui, 28/02/2008 – 13:12
A Mineropar vai participar da 29ª Carrara Marmotec 2008 a ser realizada entre os dias 29 de maio a 1º de junho, na cidade de Carrara, na Itália, e vai abrir espaço para as pequenas e médias empresas paranaenses do setor exporem seus produtos. O evento está incluído no Projeto Setorial Integrado da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Revestimentos (Apex-Brasil).
A participação dos empresários paranaenses se dará por meio da exposição de rochas ornamentais no estande brasileiro. Segundo o diretor presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni, a presença de pequenos e médios empresários nesta feira proporcionará a oportunidade de realização de novos negócios no mercado internacional.
A Mineropar esteve presente na reunião preparatória sobre o congresso, convocada pelo secretário da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME), Cláudio Scliar, no dia 19 de fevereiro, em Vitória (ES). A Abirochas e o MME realizaram a reunião com representantes de empresas estaduais de mineração para incentivar a participação de mineradores no estande brasileiro da feira.
Segundo a Abirochas, a Feira de Carrara notabiliza-se por ocorrer junto a um dos mais expressivos e tradicionais pólos europeus de lavra de rochas ornamentais, associado aos mármores apuanos das regiões da Toscana e Ligúria e permite conciliar a cultura milenar da arte da pedra com a moderna tecnologia de extração, beneficiamento e aplicação, representada por máquinas e equipamentos computadorizados e por produtos avançados de fixação e proteção de revestimentos.
Durante a feira, a IMM Carrara oferecerá visitas regulares às pedreiras, acompanhadas por geólogos e tradutores, aos visitantes e delegações estrangeiras presentes à feira, como forma de observação e análise da atividade produtiva de mármores nos Alpes Apuanos.
CONGRESSO – O 2º CIRO 2008 – Congresso Internacional de Rochas Ornamentais – será realizado paralelamente à feira, de 29 a 31 de maio, com a organização da Abirochas, IMM Carrara Internazionale Marmi e Macchine e Universitá degli Studi di Siena – Centro di Geotecnologie. As inscrições para o congresso serão aceitas de 1º a 30 de abril.
O evento reunirá especialistas de renome internacional e divulgará os últimos avanços técnicos do setor de rochas ornamentais, com o objetivo de criar novos intercâmbios de pesquisa entre diversos países, além de fortalecer os já existentes.
O congresso promoverá, ainda, as rochas ornamentais e as instituições de pesquisa que desenvolvem trabalhos neste setor e a cooperação técnica internacional, visando o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos de instituições italianas e estrangeiras com ampla experiência em rochas ornamentais.
Além disso, o evento incrementará o fluxo internacional de rochas ornamentais processadas e fornecerá informações aos consumidores para uma melhor utilização desses bens minerais.
As temáticas a serem abordadas durante o 2º CIRO são Geologia e Lavra, Beneficiamento, Aspectos Ambientais, Manejo de Rejeitos, Caracterização Tecnológica, Técnicas e Produtos de Instalação, Segurança e Saúde do Trabalho e Novas Tecnologias e Produtos.
O público-alvo do congresso são as instituições de pesquisa e ensino, centros tecnológicos, empresários, arquitetos, engenheiros, geólogos, restauradores, estudantes e interessados no setor de rochas ornamentais em geral.
Mais informações sobre o congresso podem ser obtidas pelos e-mails info.ms@carraracongressi.it e tel. +39 0585 650930 e fax +39 0585 650925 (contato com Silvana Canonni, na secretaria executiva) e iicds@immcarrara.com e tel. +39 0585 787963 e fax +39 0585787602 (contato com Paola Biasi, na secretaria científica).
Informações sobre o congresso e a feira também podem ser conseguidas na Abirochas: abirochas@abirochas.com.br, site www.abirochas.com.br, tel. (11) 3253-9250 e fax (11) 3253-9458. No Paraná, informações sobre a participação na feira podem ser obtidas na Mineropar. Tel. (41) 3351-6900.
Fonte: Tribuna News