sex, 21/12/2007 – 10:52
A abertura contou com as presenças do Prof. Cláudio Scliar, Secretário da SGM, do Dr, Miguel Nery, Diretor-Geral do DNPM, dentre outras autoridades que militam no setor mineral brasileiro. O Seminário discutiu, principalmente, a importância do papel das cooperativas e associações de produtores minerais na geração de trabalho e renda, na formalização das atividades para assegurar garantias legais, e o respeito ao meio ambiente e à saúde e segurança dos seus trabalhadores.
No entendimento do DNPM, há, ainda, um longo caminho a ser percorrido para que os princípios do cooperativismo e o associativismo possam ser efetivamente postos em prática no setor mineral. Neste longo caminho, está o papel e a responsabilidade de todos os segmentos da sociedade na superação dos conflitos sócio-econômicos e ambientais decorrentes da atividade garimpeira e com o destino dos bens minerais produzidos pela pequena mineração brasileira.
Durante o evento, o Diretor-Geral do DNPM, Dr. Miguel Nery, proferiu palestra abordando a questão histórica das cooperativas no âmbito mundial, sua importância no contexto nacional. Na palestra, o Diretor-Geral deu exemplo de boas práticas da mineração cooperativada, mostrando casos concretos existentes em nosso país, de como pode ser conduzida uma lavra garimpeira respeitando os preceitos técnicos.
Fonte: DNPM