qua, 07/11/2007 – 11:29
Novos canais de comercialização para as jóias brasileiras, tendências para o setor e importância do design diferenciado na agregação de valor são alguns dos temas do Encontro Nacional do Setor Joalheiro, que será realizado no Rio de Janeiro nos dias 8 e 9 de novembro. No evento, que terá a participação de convidados internacionais, empresários e entidades de representação de todo o País, entre outros, serão discutidas as políticas para os próximos anos do setor joalheiro.
“Este primeiro encontro vai ser um espaço importante para reflexão. Precisamos vencer as dificuldades do setor, como o alto índice de informalidade, impostos elevados, cotação baixa do dólar, o que dificulta a exportação, e a concorrência chinesa”, avalia a coordenadora estadual do Arranjo Produtivo Local de Jóias do Sebrae/RJ, Andréia Lopes.
O Rio de Janeiro tem uma participação significativa neste segmento como o terceiro maior produtor de jóias do País, segundo mercado consumidor e responsável por 18% das 25 toneladas de ouro trabalhadas no Brasil. O Estado é também o maior centro exportador de jóias prontas e a cadeia produtiva envolve mais de mil empresas, com 15 mil empregos diretos e 50 mil indiretos. Em 2005, o setor fechou um acordo com o governo estadual e as indústrias foram beneficiadas com a redução da ICMS de 12% para 2,5%.
“Para que os resultados sejam duradouros e significativos, é preciso que haja equiparação com a outra ponta que são as empresas que atuam no varejo e atacado”, alerta a diretora-executiva da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio), Ângela Andrade.
Entre os casos de sucesso que serão apresentados no Encontro, ela destaca o exemplo da Tailândia que, em dez anos, aumentou de duas para 80 toneladas o volume de ouro puro beneficiado, com exportações de US$ 1,8 bilhão ao ano. No Brasil, as exportações de toda a cadeia produtiva alcançam US$ 1,3 bilhão, mas deste total, apenas US$ 209 milhões correspondem a jóias folheadas e de ouro. “Estamos trabalhando para mudar isso porque nosso potencial é enorme e precisamos de estímulo para que haja uma explosão no setor”, afirma Ângela Andrade.
O Encontro Nacional do Setor Joalheiro, iniciativa da Ajorio e Senac/Rio, é patrocinado pelo Sebrae, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem o apoio da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio/RJ), APL Jóia Carioca e sindicatos filiados à Fecomércio.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494 e 2107-9359
Informações e inscrições – Av. Ayrton Senna, 2.150, bloco E – 3º andar, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro; (21) 2108-8219/ 2108-8216/2108-8214 – www.rj.senac.br/design
Participação nos dois dias
Estudantes de design, de design de jóias e das escolas do setor joalheiro – R$ 100
Profissionais do setor joalheiro – R$ 250 (associados da Ajorio têm 50% de desconto)
Participação somente nos workshops
Estudantes de design, de design de jóias e das escolas do setor joalheiro – R$ 30
Profissionais do setor joalheiro – R$ 50
Regina Mamede
Fonte: ASN