qua, 31/10/2007 – 11:29
Jóias produzidas no Rio Grande do Sul vão participar, com destaque, do 1º Encontro Nacional do Setor Joalheiro, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 8 e 9 de novembro, na sede da Federação do Comércio (Fecomércio/RJ). O evento é promovido pela Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio) e pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), com patrocínio do Sebrae Nacional, da Fecomércio/RJ e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
“A organização do evento escolheu as jóias produzidas no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro para a exposição que será montada no encontro”, destaca a gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) de Jóias de Guaporé, Liane Klein. Outros dois estados, que estão sendo definidos, também serão representados na exposição. As jóias gaúchas, que estarão na mostra, são produzidas por empresas atendidas pelo APL de Jóias de Guaporé, projeto impulsionado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul e parceiros.
O encontro terá a participação de convidados internacionais, empresários, autoridades e entidades de todo o País. O evento é o primeiro realizado com esse formato no Brasil e vai discutir as linhas e estratégias políticas para o setor joalheiro nos próximos anos. Palestras, workshops, mesas-redondas e grupos de trabalho serão realizados nos dois dias do evento, abordando questões como oportunidades no comércio exterior, novas tendências mercadológicas, fundamentais para o desenvolvimento do setor joalheiro no País.
“Serão debatidos temas como os entraves ao desenvolvimento do setor joalheiro no Brasil, a agregação de valor à jóia brasileira por meio do design, a apresentação dos resultados dos APL do setor no País, além das novas possibilidades mercadológicas para o produto nacional”, afirma Liane.
Casos de sucesso nacionais e internacionais também vão atrair a atenção do público durante o encontro. Uma das experiências que serão apresentadas será a da Tailândia. Ao reduzir os impostos, o país asiático viu sua indústria joalheira dar um grande salto. “Eles passaram de duas para 80 toneladas de ouro puro beneficiado em apenas 10 anos. As exportações atingiram US$ 1,8 milhão e se tornaram o segundo setor mais importante da economia do país”, lembra a gestora.
Outros destaques do evento serão: a palestra Novos Canais de Comercialização de Jóias e Gemas e as Oportunidades do Brasil no Mercado Internacional, a mesa-redonda Novas Tendências Mercadológicas, o workshop Fotografia de Jóias e Gemas e o grupo de trabalho Posicionamento da Jóia Brasileira no Mercado Internacional.
Os APL são aglomerações de empresas localizadas em uma mesma região, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre elas e outros agentes locais, como governos, associações empresariais e instituições de crédito, ensino e pesquisa.
As ações terão a participação do Sebrae Nacional e de unidades estaduais, da Apex Brasil, do IBGM e dos ministérios da Ciência e Tecnologia, da Integração Nacional, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e das Minas e Energia. Na avaliação de Liane, o setor de jóias no País atingiu um nível de maturidade inédito. “Estão em processo vários projetos nacionais. Um dos reflexos é a realização desse encontro”, afirma.
O APL de Jóias de Guaporé é impulsionado pelo Sebrae/RS desde 2005. O grupo reúne indústrias de jóias folheadas a ouro e jóias em prata. O objetivo do projeto é aumentar o faturamento e a geração de emprego nos estabelecimentos integrantes da cadeia.
O APL conta com a participação do Sindicato das Indústrias de Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Nordeste Gaúcho (Sindijóias), da Associação do Comércio de Jóias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, do governo do Estado, da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Guaporé, da Federação e Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), do IBGM, da Associação de Jóias e Lingerie de Guaporé (Ajoli), do Centro Universitário Feevale e da Prefeitura Municipal de Guaporé.
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS – (51) 3216-5182 e (51) 3216-5123
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RS – (51) 3216-5006
Sebrae Vales do Taquari e do Rio Pardo – (51) 3710-1697
Encontro Nacional do Setor Joalheiro – www.ajorio.com.br
da Redação
Fonte: ASN/RS