Presidente do Sebrae visita sertão do Araripe (PE)

Notícias Gerais

qui, 18/10/2007 – 11:29

O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, está em visita ao estado de Pernambuco. Nesta quinta-feira (18), às 19h, ele participa da inauguração do Centro de Educação Empresarial (CEE), que será um novo espaço de inovação e conhecimento. Na sexta (19), Okamotto viaja para o sertão do Araripe, a 692 quilômetros de Recife, onde fará uma visita técnica ao pólo gesseiro da região.

Acompanhado por diretores e analistas do Sebrae em Pernambuco, Okamotto vai conhecer a indústria Supergesso, em Araripina, e o Centro de Aprendizagem do artesanato em Gesso Engenheiro Lesses Lins, no município de Trindade. O objetivo é apresentar a produção local e mostrar de que forma essa atividade movimenta a economia do estado de Pernambuco.

“Com a implantação do Centro Tecnológico do Gesso, o Sebrae ampliará sua atuação neste segmento, com foco na gestão empresarial e ambiental, bem como na promoção do empreendedorismo, por meio do fomento à incubadora de empresas focadas na cadeia produtiva do gesso”, afirma Cecília Wanderley, diretora técnica do Sebrae/PE.

No mesmo dia, o Sebrae/PE, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), e o Sindusgesso, com a presença de Okamotto, assinam convênio para implantação e operacionalização do Centro de Tecnologia do Gesso, em Araripina.

Segundo o analista do centro de resultados do gesso do Sebrae, Hello Kalaman, o espaço é uma unidade de apoio às ações de capacitação e inovação das tecnologias ligadas às cadeias produtivas da região do Araripe. “O foco é a qualificação de mão-de-obra, apoio à implantação de empresas de tecnologia da informação (incubadora) e formação técnica”, afirma Hello Kalaman.

Entre as ações do Centro de Tecnologia do Gesso estão capacitações nas áreas de produção (mineração, calcinação e pré-moldados), mecânica, elétrica, gestão de produção, gestão de Tecnologia da Informação (TI), desenvolvimento de soluções em TI específicas para as cadeias produtivas da região (Inserção Digital das micro e pequenas empresas), apoio ao desenvolvimento de novos produtos, normalização de produtos (bônus certificação), responsabilidade ambiental (matriz energética) e análise de conformidade de produtos (laboratórios).

Números

O pólo gesseiro é formado por cinco municípios do Sertão do Araripe, em Pernambuco – Araripina, Trindade, Ouricuri, Bodocó e Ipubi. O bloco é formado por cerca de 400 indústrias que compõem toda a cadeia, ou seja, mineração, beneficiamento e fabricação de pré-moldados. Por ano, é extraída 1,2 bilhão de tonelada de gesso da reserva, que é a maior do mundo.

O setor gera 12 mil empregos diretos e 60 mil indiretos. Os principais mercados são os estados do Sul e Sudeste do País. Em 2004, as exportações foram iniciadas. Os principais mercados são os países europeus, Estados Unidos e Angola. Em 2006, as exportações alcançaram US$ 4,2 milhões. A previsão é fechar o ano de 2007 com US$ 7 milhões.

A Unidade de Negócios do Sebrae em Araripina atende a toda a microrregião do Sertão do Araripe, desenvolvendo atividades junto aos setores de gesso, caprinovinocultura, apicultura e comércio varejista. Os municípios de abrangência da Unidade Sebrae em Araripina são: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Santa Cruz, Santa Filomena, Ouricuri e Trindade.

Serviço:
Sebrae em Araripina/PE – (87) 3873-1708
Sebrae/PE – (81) 2101-8400

Ângela De Santis

Fonte: ASN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *