seg, 15/10/2007 – 11:46
Resultado de uma articulação do Núcleo Setorial de Gemas e Jóias do Projeto Empreender, gerido pelo Sebrae no Distrito Federal, o evento ‘Criadores de Jóias de Brasília: Entre os paralelos 15° e 20°’, reuniu na noite da última quinta-feira (11) beleza e criatividade num só ambiente. Um grupo de treze criadores e designers de jóias do Distrito Federal apresentou seu trabalho no Shopping Casa Park.
Criadas a partir do ouro, da prata ou da mistura dessas matérias-primas somadas a gemas e pedras preciosas, as peças da artista Cléo Malta buscam retratar a fauna e flora da região. Ela usa suas jóias como forma de alerta contra a degradação do meio ambiente, em particular na região do Cerrado. Já para o artista Ron Cavalcante, não há inspiração melhor do que um rosto feminino. “Quando crio as jóias, eu as imagino sendo usadas por uma bela mulher”, declara.
Segundo a vice-presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (AC/DF), Carmem Gramacho, atualmente cerca de 20 artistas da associação trabalham com o segmento, o que significa que existe espaço para novos empreendedores. Para Carmem, a exposição vem para contribuir para a divulgação e para o fortalecimento desse mercado. “Toda a oportunidade de visibilidade é estimulante. Nós temos excelentes artistas com uma característica em comum: as peças produzidas têm leveza e delicadeza”, declara.
De acordo com o Sebrae no Distrito Federal, o evento surgiu da necessidade de divulgar e promover a comercialização de jóias produzidas pelos participantes do Núcleo Setorial de Designers de Jóias do Projeto Empreender. E o objetivo foi alcançado. Para Lidiane Martins, que ainda não conhecia as jóias produzidas no Distrito Federal, ações como essas são importantes para que a população conheça e reconheça o trabalho dos artistas da cidade. “A proposta é bastante interessante. Serviu como uma boa oportunidade para conhecermos os artistas brasilienses”, afirma.
A exposição, uma das ações previstas no projeto Geor (Gestão Estratégica Orientada para Resultados) – Empreender, foi realizada a partir da parceria entre Associação Comercial do Distrito Federal (AC/DF), Federação das Associações Comerciais do Distrito Federal (FACI/DF), Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília e Sebrae no Distrito Federal.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias