Com o tema Sossego-10 anos, a Vale e o Sindicato das Indústrias Minerárias do Estado do Pará (Simineral) abriram, na noite de ontem, a exposição fotográfica que mostra as atividades e o funcionamento da mina.
Localizada em Canaã dos Carajás, a Unidade do Sossego completou 10 anos, contribuindo com 50% do total de cobre produzido no Brasil. Em 2013 a mina produziu 119 mil toneladas de cobre contido em concentrado e somente este ano já alcançou 83 mil toneladas do produto.
O cobre é um dos metais mais utilizados do mundo, atrás apenas do ferro e do alumínio, sendo largamente empregado na geração e na transmissão de energia, em fiações e em praticamente todos os equipamentos eletrônicos, como televisão e o aparelho celular.
Público
O Simineral sedia o evento pelo segundo ano consecutivo com um recorde de público de mais de 1.500 visitantes no ano passado. Segundo o presidente do sindicato, José Fernando Gomes, o evento é importante para aproximar a sociedade do setor mineral.
A atual gestão do Simineral tem promovido ações para mostrar à população que o setor está sempre presente no cotidiano das pessoas.“Estamos aqui para apoiar as empresas e levar a cultura minerária à sociedade, afinal a gente só ama o que conhece”, destaca José Fernando.
O evento aconteceu na Casa da Mineração, local que sedia também o IBRAM Amazônia, em Belém, e reuniu diversas empresas do setor e autoridades. Participaram ainda, os diretores da Vale Nelcindo Gonsález, Eugênio Victorasso e João Coral.
A galeria reúne diversas imagens da área de produção do Sossego como o passo a passo da produção, a lavra e os moinhos de bola.
Fonte: Diário do Pará