O mais recente Market Update Mining da Marsh (referência mundial em corretagem de seguros e gerenciamento de riscos) mostra que no ano de 2016 é esperada uma ampla e contínua disponibilidade global de capacidade para riscos de mineração, metais e minerais. O report traz uma análise sistemática de tendências do mercado de seguros nos principais centros de mineração do mundo, entre eles Austrália, Canadá, América Latina, África do Sul e EUA. A ampla capacidade, segundo o estudo, refletirá na redução de taxas para determinadas linhas de seguros, por exemplo, as de property.
De acordo com o Market Update Mining, a adequação das informações de gestão de risco de barragens de rejeito continuará a ser uma questão-chave em 2016 para as companhias. Os subscritores estão solicitando mais informações detalhadas sobre as exposições aos riscos. Será mais importante agora para companhias de mineração, o comprometimento com gestão de risco de alta qualidade, para assegurar as melhores condições mundiais disponíveis no mercado internacional. As mineradoras devem considerar também neste cenário alterações de engenharia nas instalações e manutenção de barragens.
Na América Latina, o mercado continua competitivo em relação aos demais, devido à desvalorização da moeda local. Contudo, a competição ainda é limitada, com poucas seguradoras subscrevendo riscos para mineração, e como já mencionado o processo de subscrição ficou ainda mais detalhado e técnico e as franquias agora estão passando por avaliações.
O Market Update Mining fornece uma visão geral do ano de 2016. O tema amplo que emerge é a disponibilidade contínua de capacidade global para riscos de mineração, metais e minerais. As condições do mercado de seguros favoráveis, vividas em 2015 e que se repetirão em 2016, serão oportunas para as empresas de mineração.
Fonte: In The Mine