Uma noite para celebrar as conquistas e refletir sobre os pontos a serem avançados no setor de APLs de Base Mineral no Brasil. Assim pode ser definida a Cerimônia Abertura do X Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e VII Encontro RedeAPLmineral, que ocorreu nesta terça (05), na sede da Federação das Indústrias do Espirito Santo, na capital Vitória.
Estavam presentes o Secretário do Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, Nery De Rossi, o Presidente da Câmara Setorial das Indústrias de Materiais da Construção da FINDES, Dan Pessoti, a Subsecretária de estado de desenvolvimento, Cristina Santos, o Diretor de Transformação e Tecnologia Mineral da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Elzivir Guerra, o Coordenador Geral de APLs da Secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Ricardo Romeiro, a Coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Tássia de Melo Arraes, a Representante do SEBRAE Nacional, Helena Greco, o Representante do SEBRAE Espirito Santo, Eduardo Simões, o Representante do Sindirochas, Áureo Mameri, o Diretor do Sindicer, Ednilson Caniçali, o Presidente do IBGM, Hécliton Santini Henrique, o Diretor de Operações do Serviço Social da Indústria – SESI, Marcos Tadeu, o Gerente de APLs da SEDES, Francisco Ramaldes e da Secretaria Executiva da RedeAPLmineral, Renata Monteiro Rodrigues.
Os pronunciamentos foram iniciados por Dan Pessoti, que comemorou o lançamento da Rede SESI Mineral – ocorrido mais cedo durante o Pré-Evento do X Seminário – “com uma notícia dessa posso afirmar que o Seminário e o Encontro começam com sucesso”. Em seguida, Ricardo Romeiro fez um apanhado sobre o que está acontecendo no setor mineração e sobre as ações do Grupo de Trabalho Permanente. “O mercado de APLs de Base Mineral tem tudo para deslanchar, mas para isso é necessário colocar os APLs na linha de frente da nossa economia. Também não posso deixar de parabenizar o trabalho feito pela RedeAPLmineral, que está sempre em busca de elevar o setor de mineração. O Seminário e o Encontro da Rede, são exemplos de ações bem desenvolvidas,” destacou Romeiro.
Logo após, Elzivir Guerra, lembrou da importância em trazer o X Seminário e o VII Encontro da Rede para o Espírito Santo, um dos maiores produtores e exportadores de rochas ornamentais no país. “Esse ano o Seminário comemora a sua décima edição, e vale lembrar que não é fácil manter uma politica publica como a feita pela RedeAPLmineral,” observou Elzivir.
Finalizando os pronunciamentos, Nery De Rossi, falou da alegria do Espirito Santo receber o Seminário de APLs de Base Mineral. “É nítido ver o comprometimento de todos aqui presentes. Hoje o Estado possui grandes eventos internacionais como o Cachoeiro Stone Fair, e fica extremamente feliz em receber o X Seminário e o VII Encontro da RedeAPLmneral. Não posso deixar de recomendar as visitas técnicas que encerram as atividades do Seminário, pois é a melhor forma de entender a grandeza do setor de APLs do ES, que é essencial para o desenvolvimento dos cidadãos capixabas,” falou Nery.
PMP 2013
A Cerimônia foi finalizada com a Premiação dos vencedores do Prêmio Melhores Práticas 2013. Esse ano o terceiro colocado foi o APL de Gemas e Joias Itaporarte – MG, com a Prática – Laboratório Itaporarte: Capacitação Tecnológica da Unidade Produtiva de Coronel Murta com Vista ao Aprimoramento nos Processos de Inovação e Lapidação de Materiais Descartados dos Corpos Pegmatíticos Aplicados a Acessórios e Artesanato Mineral, representado por Mara Lúcia de Paiva Guerra. O segundo lugar ficou com o APL de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul, com a Prática – Programa em Rede do APL de Gemas e Joias do RS, representado por José Ferreira Leal e em primeiro lugar o APL de Base Mineral de Morro da Fumaça – SC, com a Prática – Fornecimento Sustentável de Argilas para APL de Cerâmica Vermelha, representado por Sérgio Pagnan. “A emoção é grande após 11 anos de trabalho temos a honra de receber esse prêmio. Dedico a toda equipe técnica do Sndicer/Coopemi, as empresas que fazem parte do Sindicato e a todos do MME, que nos auxiliam e norteiam nesse trabalho, muito obrigado,” discursou Pagnan.
Fonte: Comunicação RedeAPLmineral