Entrevista: Celina Rosa Lamb

Entrevistas

Nos dias 5, 6 e 7 de novembro, aconteceu em Vitória/ES, o X Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o VII Encontro da RedeAPLmineral. Nessa edição, o tema abordado foi Competitividade e Sustentabilidade dos APLs de Base Mineral.

Dentro da programação foi apresentado o Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida de Produto, dentro do Módulo II – Eficiência Produtiva e Sustentabilidade: Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de Produtos da Indústria Mineral.

A chefe de Divisão de Desenvolvimento e Inovação de Produtos de Informação do IBICT, Celina Rosa Lamb, responsável pela área de ACV no IBICT falou com o Portal da RedeAPLmineral sobre o cenário atual de ACV, o Inventário do Ciclo de Vida de Rochas Ornamentais e a participação do tema no Seminário. A seguir, acompanhe a entrevista:

RedeAPLmineral  –  Em 2007, o MCTI direcionou ao IBICT a discussão sobre o desempenho e a sustentabilidade ambiental dos sistemas de produção. Com isso, o Instituto trabalhou na criação de uma rede especialista em ACV, na organização de conteúdos, no desenvolvimento do Banco de Dados de inventário do Ciclo de Vida de produtos da indústria brasileira. Como foi esse processo?

Celina Rosa Lamb – O IBICT desenvolveu e articulou um projeto junto a FINEP para o desenvolvimento de uma rede especialista em ACV e o Banco de Dados. Em parceria com a UNB foi montada uma rede de especialistas para o desenvolvimento dos inventários que compõem os protótipos do Banco de Dados. Além disso, foi articulado um Comitê Gestor composto por instituições públicas, associações centros de pesquisa e universidades. Nesse período foi elaborado um canal de comunicação (www.acv.ibict) para organizar e disponibilizar a comunidade de ACV do Brasil, notícias, pesquisas e eventos voltados a área.

RedeAPLmineral  –  A senhora vem participando de seminários, palestras e encontros onde são tratados temas relacionados ao Inventário do Ciclo de Vida de Rochas Ornamentais. O que os APLs minerais ganharão com esse inventário?

Celina Rosa Lamb – Eles terão o exato conhecimento da energia que consomem, dos materiais utilizados para a produção de rochas no Brasil, e do impacto dessa produção no meio ambiente.

RedeAPLmineral  –  Em novembro, houve a palestra sobre o Programa de ACV no X Seminário Nacional de APLs de Base Mineral, que tinha como tema Competitividade e sustentabilidade dos APLs base mineral. Quais são os temas abordados em palestras como essa?

Celina Rosa Lamb – Nessas palestras falo sobre o Banco de Dados, a necessidade de disseminar o conhecimento, da temática de ACV no Brasil, da importância de conscientizar o uso da metodologia de ACV no Brasil, da necessidade dos estudantes do ensino fundamental e médio se familiarizarem com a filosofia do pensamento de Ciclo de Vida.

RedeAPLmineral – No âmbito da metodologia ACV, quais são os próximos passos do IBICT?

Celina Rosa Lamb – Atualmente as principais ações do IBICT são: disponibilização da 1ª versão do Banco de Dados para indústria, que está sendo articulado com a Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida. Com a CNI estamos desenvolvendo uma cartilha para os micro e pequenos empresários onde será repassada a filosofia do pensamento do Ciclo de Vida para o micro e pequeno empresário. Em março de 2014, será montada a 2ª turma do curso de ACV à distância em parceria com a Associação Brasileira do Ciclo de Vida (ABCV).

Também vamos trabalhar nas ações de articulação para o desenvolvimento de novos projetos no âmbito do Programa Brasileiro de ACV. Estamos trabalhando em uma pesquisa com o objetivo de desenvolver o módulo de validação de inventários brasileiros para o Banco de Dados em parceria com o ICMBio.

Por Victor Almeida, Comunicação da RedeAPLmineral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *