O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) acaba de lançar a segunda edição do Manual de Agregados para a Construção Civil. Destinada a profissionais que atuam na indústria da construção civil, estudantes, empresários, pesquisadores e formuladores de políticas públicas, a publicação aborda os principais temas técnicos, econômicos, ambientais e sociais relacionados à produção, consumo, comercialização e uso de brita e areia/cascalho. Produzido em parceria com a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério das Minas e Energia, o
Manual reúne 20 capítulos redigidos por especialistas do CETEM, universidades, empresas de consultoria, empresas do ramo da mineração e siderurgia e órgãos de defesa do meio ambiente. De acordo com os editores, Adão Benvindo da Luz e Salvador Almeida, a mineração de agregados está normalmente inserida na malha urbana, gerando conflitos entre a comunidade do entorno e o minerador, em virtude dos problemas ambientais gerados.
Neste contexto, torna-se indispensável uma atenção especial à gestão dos impactos socioambientais, um dos assuntos abordados no Manual. Os agregados são matérias-primas minerais de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico do país e melhoria da qualidade de vida da população. São utilizados na construção civil: em edificações, saneamento, pavimentação e infraestrutura de transportes – rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos, pontes, viadutos –, entre outros. A mineração de agregados é uma das mais importantes atividades extrativas do setor mineral brasileiro e apresenta grandes possibilidades de desenvolvimento.
A produção nacional desses insumos atingiu, em 2011, cerca de 600 milhões de toneladas, o que os coloca em primeiro lugar no ranking da extração mineral, seguido pela mineração de ferro. Por outro lado, observou-se um aumento superior a 50% do consumo per capta de agregados, nos últimos 10 anos, em virtude dos investimentos em infraestrutura e do incremento na renda. Em relação à sustentabilidade da mineração, houve avanços nos últimos 20 anos, especialmente por iniciativa de grandes mineradoras. Na pequena mineração, que representa no Brasil cerca de 70% das empresas e reúne 30% da mão de obra, o avanço foi mais tímido. Em geral, os micro e pequenos empreendimentos enfrentam desafios nas esferas tecnológica, ambiental e de gestão.
Os editores esperam que a divulgação desse manual contribua para alavancar e disseminar o conhecimento técnico no setor de agregados. Os interessados em obter o Manual devem entrar em contato com a biblioteca do CETEM pelo e-mail biblioteca@cetem.gov.br . Em breve estará disponível aos interessados, para download gratuito, a versão eletrônica do livro.
Redação: Thatyana Freitas
Fonte: http://www.cetem.gov.br/27_07_12_cetem_apresenta_2a_edicao_manual_agregados.php