O setor mineral brasileiro tem dado passos muito importantes rumo à sustentabilidade ambiental, segundo o diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), Rinaldo César Mancin.
Ele explica que a instituição concluiu recentemente um processo de consulta pública para um manual que pretende orientar as empresas mineradoras a planejarem e realizarem o fechamento de minas seja por exaustão ou por paralisação temporária por questões de mercado.
Na visão da instituição, o planejamento do fechamento da mina deve ser iniciado antes do início das operações e a recuperação ser feita de preferência concomitantemente com a lavra.
O IBRAM também está opinando numa consulta pública que está sendo realizada pelo DNPM (Departamento Nacional da Produção Mineral) de um plano de emergência para barragens de rejeito, que estabelece uma série de exigências para as empresas mineradoras no caso de acidentes.
O diretor do IBRAM diz que o setor mineral está muito bem no que diz respeito à emissão de gases do efeito estufa , sendo responsável por apenas 0,5% do total das emissões brasileiras.
Mesmo assim, as empresas estão empenhadas em aumentar os níveis de redução, principalmente através do menor uso de combustíveis fósseis, já que a queima desse tipo de combustível é a maior responsável pelas emissões da mineração.
Ele também informa que o setor também tem registrado avanços na redução do consumo de recursos naturais, como a água e na média hoje já consegue reutilizar 80% de toda a água captada para alimentar suas instalações.
Na entrevista a seguir ele comenta com mais detalhes esses pontos. Confira. Para ler a entrevista, acesse o site do IBRAM
Fonte: Ibram