Marco da mineração trará mais investimentos, diz Secretário

Notícias Gerais

As propostas que estão sendo discutidas no marco regulatório da mineração têm entre os objetivos, aumentar os investimentos estrangeiros no Brasil e desenvolver a indústria nacional, afirmou o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Carlos Nogueira, na abertura do seminário Brazilian Mining Day, na 81ª Conferência Anual da Prospectors Developers Association of Canadá  – PDAC 2013, que ocorreu de 3 a 6 de março, em Toronto, no Canadá.

“O grande potencial mineral brasileiro,  os projetos de infraestrutura e a estabilidade jurídica colocam o Brasil em um patamar favorável a investimentos estrangeiros”, afirmou Carlos Nogueira.

Durante o evento, o secretário listou algumas das modificações que estão em estudo e devem ser incluídas no novo marco da mineração. “No projeto, constam modificações nos procedimentos de acesso aos títulos minerários, tornando-os mais rápidos e transparentes, observando requisitos técnicos mais adequados do que os exigidos atualmente, de forma a proporcionar mais investimentos na mineração e em toda a cadeia produtiva mineral”, disse Carlos Nogueira.

Carlos Nogueira afirmou ainda que o marco regulatório da mineração, que está em fase final de revisão, será um instrumento eficaz para aumentar o número de depósitos minerais conhecidos. Segundo ele, o governo brasileiro está priorizando a ampliação e melhoria do conhecimento geológico do País. De acordo com o secretário, os investimentos previstos para o Serviço Geológico Brasileiro continuar o desenvolvimento de projetos de levantamentos geológicos, hídricos e hidrogeológicos são da ordem de US$ 90 milhões para 2013.

O PDAC 2013

“Este evento proporciona discussões construtivas sobre o setor mineral, especialmente relacionado à exploração mineral, bem como realiza acordos e negociações proveitosas, sob um clima ímpar de cordialidade e amizade” disse  Carlos Nogueira se referindo ao PDAC, que é considerado a maior exposição de exploração mineral do mundo. O evento conta com a visitação de aproximadamente 30 mil pessoas e reúne mais de 600 expositores.

O Brasil foi representado com um estande intitulado BRASIL PDAC 2013, organizado pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral  Brasileira (Adimb), Apex e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), com o apoio do Governo Federal (MME, DNPM e CPRM) e de várias empresas de mineração.


Fonte: MME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *