A responsabilidade social, cada vez mais, vem sendo discutida, cobrada e implantada pelas organizações de APLs de base mineral. Essa informação ficou ainda mais clara, nesta terça-feira (04/9), na reunião sobre estabelecimentos de parcerias na área de cooperativismo e associativismo mineral. O encontro ocorreu na Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energias (MME) e contou com a participação do MME, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e RedeAPLmineral.
Para o diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, Edson Farias Mello, a responsabilidade social trará grandes conquistas para todos que trabalham com mineração. “Organizando todos os envolvidos, desde o pequeno produtor ao empresariado haverá um fortalecimento em toda cadeia produtiva do setor mineral”, destacou Mello.
Concordando com as explanações de Mello, o gerente de desenvolvimento de ramos e mercados da OCB, Gregory Honczar, lembrou que essa organização é essencial para a legalidade e formalidade de cooperativas e associações, “essa área de trabalho, como qualquer outra, precisa sempre estar se profissionalizando e o cooperativismo e associativismo podem ajudar bastante para esse acontecimento”.
Finalizando a reunião o coordenador geral da RedeAPLmineral, Elzivir Azevedo Guerra, destacou a importância de uma possível parceria entre a Rede e a OCB já que existe um número relevante de cooperativas e associações nas APLs de todo o país. “Havendo um contato maior entre as duas organizações é certo de que haja uma otimização na coordenação e nas ações das APLs e suas cooperativas”.
Por Victor Almeida – Comunicação RedeAPLmineral