O Ministério das Comunicações vai começar em maio projetos de capacitação e educação a distância do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do Governo Federal.
Responsável por tornar disponível conexão gratuita de internet em banda larga nas ações de inclusão digital do ministério, o Gesac é resultado de uma cooperação técnica entre os ministérios das Comunicações e da Educação.
De acordo com o ministério, a ação inclui o atendimento a 733 pontos de presença em todo o país que ainda não contavam com atividades de formação de inclusão digital, como aulas e monitorias. O órgão informou que todas as despesas serão custeadas por ele.
O projeto conta com o apoio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e terá duração de um ano. Serão onze institutos federais que participarão do programa, auxiliada por uma rede de formação que inclui 12 professores orientadores, 73 alunos tutores e 30 promotores de inclusão digital.
Professores orientadores, alunos tutores e monitores envolvidos no projeto receberão uma bolsa. Os ministérios da Educação e das Comunicações são os responsáveis pela seleção dos docentes, tutores e promotores de inclusão digital.
Conforme informou o gerente de projetos do Departamento de Serviços de Inclusão Digital do ministério, Elias David, haverá até o final do ano cerca de 2.200 mil multiplicadores capacitados, uma metodologia de formação validada, conteúdos digitais disponibilizados para livre acesso e, sobretudo, um modelo de formação validado para subsidiar políticas públicas.
Com informações do Ministério das Comunicações