A necessidade de parcerias para o fortalecimento e sustentabilidade da cadeia produtiva do setor mineral, foi um dos assuntos de maior destaque na 2ª Reunião do Comitê Temático APLs de Base Mineral (CT APL Mineral) realizada na última quarta feira (22/08), no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
O CT APLs de Base Mineral coordenado pela SGM/MME e o GTP/MDIC e composto por representantes da RedeAPLmineral, Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP/MDIC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) recebeu os representantes do BNB, IBGM, ABIROCHAS, CAIXA, BRADESCO, SEBRAE NACIONAL, CETEM, ANICER, Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
Na reunião foram apresentados estudos, projetos, informes e avaliações dos GTs Setoriais Pilotos dos segmentos de Cerâmica Vermelha, Rochas Ornamentais e Gemas, Joias e Afins. Para o Sr. Hécliton Santini Henriques, Presidente do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) as parcerias são de extrema importância para o fortalecimento dos APLs. “Além das parcerias, estamos trabalhando a finco nas áreas de promoção comercial, capacitação e informação, pontos cruciais para o crescimento do setor”.
Representando o segmento de Cerâmica Vermelha o Presidente da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER), o Sr. Luis Carlos Barbosa Lima, apresentou a proposição de agenda estratégica para a competitividade do setor de cerâmica vermelha no Brasil. Já o Sr. Reinaldo Sampaio, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS) relatou a importância de construir uma estratégia de desenvolvimento e atualização tecnológica que garanta o avanço no setor de rochas ornamentais. “Para esse crescimento é necessário a construção de um diálogo positivo com todos os envolvidos no nosso segmento”, destacou.
Foram apresentados na 2ª Reunião do CT APL Mineral dois estudos do CETEM. O primeiro de Normatização e Avaliação da Conformidade de Rochas Ornamentais e o de Gemas, Joias e Afins, que estão sendo desenvolvidos em parceria com a ABNT, Inmetro e IRD, bem como do Projeto Inventário do Ciclo de Vida de Produtos de Rochas Ornamentais, realizado em parceria com IBICT, UnB, USP e Inmetro. Esse último faz parte do Plano Nacional de Avaliação do Ciclo de Vida e está em fase de análise e verificação de dados. Ambos apresentados pelo Chefe de Apoio aos APLs de Base Mineral do CETEM, Francisco Wilson Hollanda Vidal.
Outra ação apresentada na 2ª Reunião APL Mineral, foi o Observatório que tem como idealizador o GTP APL/MDIC em conjunto com o MCT e IBICT e está em fase de finalização e será composto por portal, rede social e banco de dados, todos voltados para a listagem e compartilhamento de informações e conhecimentos entre os profissionais envolvidos a APLs Pessoas jurídicas e físicas, entes do governo municipal, estadual e federal, comunidades científicas e tecnológicas, empresas, sindicatos e instituições de financiamento que queiram fazer adesão à RedeAPLmineral devem entrar em contato por meio do email: redeaplmineral@ibict.br ou no telefone: (61) 3217 6336.
Por Comunicação RedeAPLmineral