A RedeAPLmineral, o Ministério de Minas e Energia (MME), o Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP) do MDIC e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que compõem o Comitê Temático APLs de Base Mineral participam, nessa quarta-feira (22/8), às 15hs, na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) da 2ª Reunião do Comitê Temático APLs de Base Mineral (CT APL Mineral). Da coordenação do CT APL Mineral participam como representantes da SGM/MME: Elzivir Guerra, Luis Mauro Ferreira, Enir Sebastião Mende e Robson Reis Canedo; e, Ricardo Romeiro e Iedo Silva como representantes do GTP APL/MDIC.
Na reunião, serão instituídos os Grupos de Trabalhos Setoriais Pilotos dos segmentos de Cerâmica Vermelha, Rochas Ornamentais e Gemas, Joias e Afins que têm como finalidade propor e difundir informações, conhecimento e demandas qualificadas que fundamentem a elaboração e formulação de políticas públicas voltadas à consolidação e ao desenvolvimento sustentável das empresas organizadas em APLs de base mineral destes segmentos, em todo o território nacional. Para tanto, os dirigentes das entidades empresariais nacionais representativas destes segmentos apresentarão propostas para melhorar a competitividade e o desenvolvimento sustentável de suas cadeias produtivas em todo país. Representando o segmento de Cerâmica vermelha participa da reunião o Presidente da ANICER Luis Carlos Barbosa Lima. Representando o segmento de Rochas Ornamentais estará presente o Presidente da ABIROCHAS Reinaldo Sampaio. O segmento de Gemas, Joias e Afins será representado pelo Presidente do IBGM Hécliton Santini Henriques.
Na ocasião, o Chefe de Apoio aos APLs de Base Mineral do CETEM, Francisco Wilsom Hollanda Vidal, divulgará os resultados e andamentos dos Projetos de normatização e avaliação da conformidade de Rochas Ornamentais e Gemas, Joias e Afins, que vem sendo desenvolvidos em parceria com a ABNT, Inmetro e IRD, bem como do Projeto Inventário do Ciclo de Vida de Produtos de Rochas Ornamentais, realizado em parceria com IBICT, UnB, USP e Inmetro.
Adicionalmente, será apresentado pelo GTP APL/MDIC informe sobre estudo de subsídios para elaboração plano de desenvolvimento sustentável cadeia produtiva de cerâmica vermelha no Brasil.
Fonte: Equipe de Comunicação RedeAPLmineral