Em seu primeiro evento oficial como secretário de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, David Leal reiterou a parceria da Seicom com o Polo Joalheiro do Pará, visando a ampliação do setor de joias artesanais no Estado e o incentivo ao beneficiamento das gemas minerais em território paraense, durante a solenidade de abertura da VIII Pará Expojoia – Amazônia Design, na noite de quarta-feira (14), no Espaço São José Liberto.
O novo secretário, que tem pós-graduação em marketing e durante 20 anos foi gerente regional da mineradora Vale no Pará, destacou a potencialidade do setor mineral no Estado e a prioridade dada a esta área pelo governador Simão Jatene, que David Leal representou na solenidade de abertura da feira de joias, a única do norte do Brasil. A partir de 2012, a Seicom será a nova mantenedora do Espaço São José Liberto e do Programa Polo Joalheiro.
“A missão da Seicom é árdua, mas gratificante, por contribuir para melhorar a qualidade de vida da população, com geração de emprego e renda”, ressaltou David Leal, para quem o Pará tem um potencial no setor mineral que o coloca como segundo maior produtor nacional de minérios. Ele destacou a importância da parceria com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), referência no setor joalheiro do país, com o qual pretende fortalecer o trabalho já feito no Polo Joalheiro.
David Leal enfatizou a prioridade na qualificação de mão de obra para que o potencial mineral, em especial o gemológico, seja beneficiado no Pará, e dessa forma possa chegar com valor agregado a outras regiões brasileiras e ao exterior.
Modelo – Para Hécliton Santini Henriques, presidente do IBGM, é importante reafirmar que o programa Polo Joalheiro “é um exemplo importante do Pará para o Brasil”. Ele citou outros polos joalheiros do país, como o da Bahia, e ressaltou que o trabalho feito pelos profissionais da joalheria artesanal paraense sempre “dá bons frutos”, enaltecendo a gestão do Igama à frente do Polo Joalheiro. “O Igama faz um excelente trabalho, por isso vamos continuar juntos nesta jornada, pois estamos no caminho certo”, assegurou.
A diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves, abriu a solenidade agradecendo à rede de parceiros do Programa Polo Joalheiro do Pará, entre os quais o governo do Estado, idealizador e mantenedor do programa, o IBGM, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Museu Paraense Emílio Goeldi.
A diretora fez um agradecimento especial aos profissionais do Polo Joalheiro, pela determinação e o compromisso com as diretrizes do programa criado pelo governo do Estado em 1998, e ressaltou a importância da joia do Pará. “É uma joia especial não apenas por ter ouro, prata, esmeraldas, rubis, diamantes e outros elementos preciosos. Ela é diferente porque carrega, transmite, comunica muito mais que um adorno de metal, enriquecido com gemas minerais”, acentuou.
A presidente da Associação dos Joalheiros do Espaço São José Liberto no Pará (Ajepa), Camilla Amaral, disse que hoje o “São José Liberto é a mais grata realidade” para os profissionais joalheiros, e frisou a decisão da direção da Ajepa em desenvolver um trabalho conjunto, para que os profissionais possam “produzir muito”. Após a solenidade aconteceu o desfile de lançamento da coleção de joias inéditas “Metamorfose preciosa da Amazônia” e a visitação aos 16 estandes da feira.
Fonte: Agência Pará de Notícias