Cluster (nome em inglês para arranjos produtivos locais – APL) não é uma moda, é uma estratégia que pode ser muito eficiente para alavancar recursos e práticas essenciais para a competitividade das empresas. Foi o que disse o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, na tarde desta terça-feira (17), no 6º Cogresso Latinoamericano de Clusters, realizado em Ouro Preto (MG).
Ele exemplificou a importância que o Sebrae dá para esse atendimento explicando que, por decisão do Conselho Deliberativo, a instituição tem por regra aplicar 60% dos seus recursos no atendimento das micro e pequenas empresas de forma coletiva. “No ambiente das micro e pequenas empresas, na falta da economia de escala, o associativismo se coloca como uma necessidade”, explicou o diretor, que também destacou a importância do evento para troca de informações e experiências na área.
“O 6º Clac demonstra que estamos atingindo um nível de maturidade e, se no passado o tema foi abordado de uma forma não muito profunda, hoje estamos no limiar de um grande salto de qualidade”, disse. Para ele, “a agenda do evento é muito feliz ao focar em experiências práticas”.
O evento é promovido pelo Sebrae e pela Rede TCI (The Competitiveness Institute), com apoio de outras entidades e dos governos federal e estadual. O trabalho desse instituto foi apresentado nesta tarde, assim como a Rede Latinoamericana de Clusters (Redlac), além da organização do próprio evento, feito pela gerente de Acesso a Mercados e Relações Internacionais do Sebrae em Minas Gerais, Lina Volpini.
Entre os participantes também estavam o superintendente de desenvolvimento empresarial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Sérgio Augusto Lourenço, o secretário de cultura e turismo de Ouro Preto, Francisco de Assis, e o subsecretário de desenvolvimento de Minas, Marcos Antônio Rodrigues, que destacou a importância da atuação em cluster para o desenvolvimento local e regional.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 8118-9821/ 9977-9529
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae