IBRAM lança MINERAÇÃO – Setor passa a contar com importante ferramenta de segurança e saúde

Notícias Gerais

A iniciativa visa diminuir o número de acidentes de trabalho na área por meio da implementação de uma série de medidas, como treinamentos e intercâmbio de boas práticas.  O MINERAÇÃO, como também é conhecido, tem apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Universidade de São Paulo (USP), da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), do Sindicato da Indústria Mineral do Estado mineiro (SINDIEXTRA) e também da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

De acordo com o Presidente do IBRAM, Paulo Camillo Vargas Penna, a prioridade é a proteção à vida, cuidado que gera diversos benefícios para o desenvolvimento do mercado. “Prevenir acidentes cria um vínculo de responsabilidade social, o que, além de proteger o maior bem da empresa, o trabalhador, é também muito produtivo para o negócio em si. Tanto é assim que uma empresa socialmente correta e que cuida dessas questões tem funcionários mais motivados. Assim, com uma imagem sólida e sustentável, a companhia vai conseguir atrair mais parceiros e angariar maior credibilidade junto à sociedade”, afirma.

O Presidente também lembra outro importante objetivo a ser alcançado: sensibilizar empresas, sociedade civil e representantes políticos para a importância da segurança e saúde do trabalhador, abordando também seus aspectos positivos na prosperidade econômica e na reconstrução da imagem de um setor que é fundamental para a economia nacional.

Para o Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional, Deputado Arnaldo Jardim (PPS/SP), o Programa mostra que as maiores riquezas que o País possui não são apenas os bens minerais, mas principalmente as pessoas que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. O deputado ainda ressalta a importância dessa medida não ser como uma imposição governamental. “Há um convite a mudar o patamar de responsabilidade. Eu poderia dizer que isso é como uma autorregulação do setor. A própria atividade se organiza, estabelece referência, dissemina as ações já existentes para que todos possam incorporar nos planejamentos, desde a grande mineradora, passando pela média até os pequenos empreendedores. Isso dá mais relevância e reconhecimento para aquilo que se fará. É um sinal de evolução”, assegura.

O Conselheiro do IBRAM e Assessor da Presidência da Samarco Mineração, Júlio Eustáquio Tizon, reforçou a importância do MINERAÇÃO para o País. Ele lembrou que, como todo processo, os resultados serão mais bem visualizados a médio e longo prazo. “O Programa é muito bom, robusto. Tem desafios muito grandes pela frente, mas está muito bem planejado e sustentado. Claro que como processo ele tem um tempo para ser maturado e para as empresas entenderem o alcance das ações. Todavia, o que o MINERAÇÃO busca é isso, um trabalho contínuo em busca da melhoria na área de segurança e saúde ocupacional”, destaca.

Em meio as comemorações do lançamento oficial do Programa de Segurança e Saúde Ocupacional era possível encontrar quem estivesse ansioso para colocar em prática seus projetos para melhoria das condições de trabalho. “A gente tem muito a aprender e a ganhar com esse Programa em todos os níveis, do gerencial ao operacional. Agora nós estamos esperando começar para participar mais ativamente, agora estamos aguardado as instruções”, relata a coordenadora de Meio Ambiente do Grupo Estrutural, Gláucia Cushierato.

Associados e não associados podem participar do MINERAÇÃO. “A idéia final é colocar Saúde e Segurança como valores primordiais para a prosperidade – em todos os níveis – de uma mineradora que pretenda atuar em sintonia com as normas de responsabilidade social e aos preceitos da sustentabilidade, comportamentos que não podem mais ser deixados de lado em pleno século 21”, completa a Coordenadora do Programa, Cláudia Pellegrinelli.

O Programa criou um banco de dados estatísticos para coletar dados de acidentes e também trabalha para a criação de um banco de dados com as melhores práticas do setor, com o intuito de fomentar os programas de prevenção. Para aderir, basta entrar em contato pelo e-mail programamineracao@ibram.org.br ou pelo telefone (31) 3223-6751, com Patrícia ou Cláudia.

FONTE: BOLETIM SGM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *